15 de outubro de 2025
TUDO COINCIDÊNCIA - As reclamações sobre falta de ônibus pelos eleitores de Natália no 2 turno, o apoio do SETURN a Paulinho e o subsídio de 60 milhões dado às empresas do setor em 2025
Autor: Daniel Menezes
Já escrevi aqui sobre um fato importante de bastidor durante o 2 turno e depois, que foi a pressão feita pela campanha de Natália Bonavides sobre os empresários de transporte diante das reclamações dos eleitores no dia de segundo turno sobre a falta de ônibus em alguns bairros da cidade.
O eleitor dela era mais dependente de transporte público do que o de Paulinho Freire e os ânimos chegaram a ficar acirrados entre representantes da sua campanha e os empresários de ônibus na manhã do dia de votação em segundo turno. O Novo Notícias e outros veículos chegaram a fazer matérias sobre a falta de transporte em Natal. A normalização só veio no fim da manhã com reclamações de eleitores de que tinham desistido de votar. Irei postar a matéria a seguir.
Enquanto os eleitores de Natália voltavam das paradas, cabe, por fim, lembrar que, conforme investigação dos ministérios públicos em que pedem a cassação e inelegibilidade de Paulinho Freire, Joana Guerra, Álvaro Dias e vereadores, foi encontrado também esquema de transporte irregular de eleitores. Além de todo o restante do código eleitoral gabaritado pela campanha de Paulinho, conforme o GAECO, a equação ausência de transporte de um lado e abundância (legal e ilegal) do outro ajudou a criar uma distância entre a acirrada disputa entre Natália e Paulinho.
O fato é que o SETURN, sindicato das empresas de transporte público da cidade, nunca apoiou tão fortemente alguém como foi com o então postulante Paulinho Freire. O medo de Natália vencer era enorme, já que ela, por exemplo, durante a pandemia - e depois dela - judicializou contra as empresas para que elas colocassem a frota toda para rodar e não cortassem nenhuma linha. Enquanto isso, Álvaro Dias, principal avalista de Paulinho Freire, permitiu através de sua secretaria de transporte e trânsito urbano que as empresas só circulassem pelas linhas lucrativas e com uma menor quantidade de carros rodando, tornando a operação mais vantajosa para as empresas.
Agora, a prefeitura do Natal enviou para a câmara municipal do Natal, em regime de urgência, um projeto de lei para dar, sem contrapartida, 60 milhões de reais para os empresários em 2025.
Ora, pessoal - com certeza, tudo não deve passar de uma grande e mera coincidência.
Natalenses reclamam de falta de ônibus na cidade durante a votação
Do Novo Notícias
Durante o período de votação do segundo turno das eleições municipais em Natal, moradores da capital potiguares reclamaram da falta de opções no transporte público para se locomover na cidade. As reclamações foram registradas nas redes socias, em especial no X.
“Dia de eleição em Natal, e como se esperado os ônibus não estão rodando como foi no primeiro turno com a frota normal da semana, como esperado os empresários usando do seu poder para dificultar a locomoção no dia da eleição!”, disse o usuário @Davybezerra.
Já o @Soueuvavs lembrou a operação da PRF em 2022, que fez paradas de veículos em algumas regiões do Brasil, ao comentar o transporte público de Natal durante este segundo turno.
“Os métodos são os mesmos de 2022. Lá em 2022 a PRF fez operações pra impedir os ônibus com eleitores de Lula, e o povo foi votar a pé! Em 2024, a Prefeitura de Natal em conluio com o SETURN tirou os ônibus das ruas pra impedir que as pessoas votassem em Natália. É repulsivo.”.
O @lexandrehonorio questionou se a ação era intencional para impedir o voto da população, marcando os perfis oficiais do TRE-RN e do TSE.
“Quer dizer que a frota de ônibus de Natal/RN foi reduzida intencionalmente para impedir a população de votar para ajudar o candidato de @alvarodiasrn!? Imagina… Que coisa, né @trernoficial e @TSEjusbr…”.
Apesar das reclamações, o assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), Augustinho Maranhão, disse que a frota em circulação na cidade de Natal é de 100%, e nenhuma reclamação oficial foi registrada.
“Não recebemos nenhuma queixa formal sobre isso, mas a informação oficial é que 100% da frota está em circulação de forma gratuita. Tem uma grande circulação de ônibus na cidade, mas o que acontece mesmo é que há uma baixa ocupação”, disse Augustinho Maranhão em entrevista à rádio 98 FM Natal.
Além disso, ele comentou sobre a ocupação dos veículos hoje e no primeiro turno. Apesar de ainda não ter dados oficiais sobre a quantidade de usuários no transporte público hoje, Augustinho disse que há apenas impressões da operação. “Essas impressões são de poucas pessoas, menos que um domingo regular”.
Com relação ao primeiro turno, Augustinho Maranhão informou que cerca de 70 mil pessoas utilizaram o transporte público em Natal, mas não comentou a previsão para hoje.
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