27 de março de 2026
Petrobras anuncia licença do IBAMA para perfurar poço Mãe de Ouro no RN
Autor: Daniel Menezes
A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta quinta-feira (26), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que trouxe um importante anúncio ao estado do Rio Grande do Norte: a renovação da licença de Operação para perfurar o poço Mãe de Ouro, na Bacia Potiguar, marcando o retorno da Petrobras ao estado e trazendo esperanças concretas de novas descobertas na Margem Equatorial.
"Esse é um passo histórico que pode inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico para o Rio Grande do Norte. Estamos falando de um projeto estratégico, com potencial para gerar empregos, atrair investimentos, fortalecer nossa cadeia produtiva e transformar essa riqueza em mais oportunidades para o nosso povo, sempre com responsabilidade ambiental e segurança jurídica”, comemora a governadora.
A licença emitida permite a perfuração de três poços, Mãe de Ouro, Inhame e Taianga. Os poços estão localizados nos blocos BM-POT-17 e POT-M-762, na Bacia Potiguar, destinados a Petróleo e gás.
O Mãe de Ouro está localizado em águas profundas, a 52 quilômetros da costa potiguar, a mais de 2 mil metros de profundidade. É o principal poço com indicativo de petróleo na margem equatorial, e a Petrobras demonstra confiança em seu potencial, esperando que o volume viabilize a produção na região. A sonda chega do Amapá ao Rio Grande do Norte em julho.
Na ocasião houve também o anuncio do investimento de mais de um bilhão e meio para a finalização de poços antigos que não produzem mais mas que precisam ser finalizados através do “arrasamento".
“O Rio Grande do Norte está preparado para esse novo momento. Temos experiência, capital humano qualificado, tradição no setor energético e, acima de tudo, o compromisso de transformar essa oportunidade em desenvolvimento sustentável”, declara Fátima Bezerra, enfatizando que a exploração em águas profundas no Rio Grande do Norte representa um avanço estratégico para o desenvolvimento da economia do estado.
Estiveram presentes na reunião os representantes da Petrobrás Clarice Coppetti (Diretora de Assuntos Corporativos);
Luiz Nery (Gerente Executivo de Comunicação e Marcas); Mário Jorge (Gerente Executivo de Estratégia); a deputada federal Natália Bonavides, o deputado federal Fernando Mineiro,
Francisco Vervloet (Gerente de Relações Institucionais); e os secretários e adjuntos de estado Hugo Fonseca (SEDEC); Werner Farkatt (IDEMA); Thales Dantas (IDEMA); Cadu Xavier (SEFAZ); Álvaro Bezerra (SEFAZ); Mary Land Brito (SECULT); Gilson Matias (FJA); José Duarte Santana (PGE-RN) e Marina Melo, diretora Presidente da Potigás
[0] Comentários | Deixe seu comentário.