24 de outubro de 2025

Governo Trump impõe sanções a Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Autor: Daniel Menezes

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira, 24, sanções contra o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. A medida também vale para a esposa e o filho do presidente, além do ministro do Interior, Armando Benedetti, braço direito de Petro.

“O presidente Petro permitiu que os cartéis de drogas prosperassem e se recusou a interromper essa atividade”, disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em comunicado.

O presidente Donald Trump já tinha afirmado que a Colômbia não receberá mais subsídios americanos. Em publicação na rede social Truth Social no último domingo, 19, ele justificou a medida dizendo que Gustavo Petro é líder do tráfico de entorpecentes, “que incentiva fortemente a produção maciça de drogas”. O chefe da Casa Branca, porém, não apresentou provas sobre suas acusações.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia. Foto: Fernando Vergara/AP

Gustavo Petro, presidente da Colômbia. Foto: Fernando Vergara/AP

“O presidente [Donald] Trump está tomando medidas firmes para proteger nossa nação e deixar claro que não toleraremos o tráfico de drogas para o nosso país”, acrescentou.

O presidente colombiano rebateu as acusações e afirmou que as sanções econômicas foram impostas pelos EUA apesar de ele “lutar contra o narcotráfico durante décadas”, e anunciou que não dará “nem um passo atrás”.

“Lutar contra o narcotráfico durante décadas e com eficácia me traz esta medida do governo da sociedade que tanto ajudamos a deter seus consumos de cocaína”, escreveu Petro na rede X. “Nem um passo atrás e jamais de joelhos”, acrescentou. / COM INFORMAÇÕES DA AFP

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.