23 de outubro de 2025

O acerto técnico e o erro político do IDEMA

Autor: Daniel Menezes

Sim, compreendo que ao IDEMA cabe a incumbência de autorizar intervenções no parque das dunas enquanto órgão licenciador. Daí ter emitido nota já veiculada por este blog tentando encontrar um ponto de equilíbrio entre a proposta de parque linear da prefeitura no sentido de adequar ao que é possível diante do permitido pelo plano de manejo para a já citada região. No entanto, era só o pé que a prefeitura queria.

Desde o início, o fato concreto é que a Prefeitura do Natal lança o mesmo modus operandi que empregou para construir a engorda de ponta negra, suprimindo informações, trabalhando com verdades pela metade e mentiras inteiras. A busca é pela politização e secundarizar todas as obras atrasadas em Natal.

Ocorre que há duas diferenças agora significativas. Primeiro, há a própria patacoada que virou a engorda, o que desmoralizou em parte a prefeitura. Segundo, aquela região é administrada por um conselho gestor composto pelo governo, UFRN, Prefeitura do Natal, MP, Exército etc. E a Prefeitura do Natal, como já aqui revelado, tanto votou a favor do plano de manejo que impede um parque no formato proposto pela prefeitura, como também endossou o espaço alternativo destinado para um parque.

Portanto, como há decisões colegiadas que endossam tudo que foi coletivamente acordado até agora, não há razão para o IDEMA tomar para si uma decisão aos olhos da sociedade, como se fosse só sua. Tanto é assim que, quando o IDEMA se manifestou, os blogs bolsonaristas alinhados com a prefeitura já passaram a explorar a nota do órgão e a espalhar fake news.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.