11 de julho de 2025
Por que penso que Trump não implementará as tarifas contra o Brasil
Autor: Daniel Menezes
Como já amplamente debatido, o presidente dos EUA Donald Trump prometeu taxar exportações brasileiras em 50% a partir de 1 de Agosto. A prática, porém, representa bom presságio. É que Trump tem feito pronunciamentos neste sentido, negociado e depois recuado. Foi assim com México, Canadá, China e outros.
O anúncio criou um clima político bom para o governo, dado que Eduardo Bolsonaro, meio desconectado da realidade, foi para as redes sociais comemorar a situação. Ocorre que, se as taxas vierem a ser implementadas, aí será uma derrotada da diplomacia brasileira e o problema pode ser creditado na conta do presidente.
A nova alegação dada pelos bolsonaristas, dando conta de que falas de Lula teriam atiçado Donald Trump só convence o jardim da infância, além da bolha de radicais. Qualquer líder sabe que há a retórica interna para os seus eleitores e a prática concreta da diplomacia em relação ao mundo. Provavelmente os EUA fizeram o anúncio com prazo alogado para que, durante a janela, consiga arrancar do Brasil um afastamento da China, país contra o qual os americanos estão em guerra comercial.
Diante do cenário, acredito - e deixarei aqui registrado - que os dois países chegarão a bom termo. O Brasil perderia mais do que os EUA, mas eles também perderão. E é pouco provável que Trump contrate o aumento de preço em áreas como café, ovo, carne etc só em prol da incursão beligerante. Se conseguir desarmar, Lula marcará mais um ponto e afiará ainda mais o discurso. Do contrário, aí o cenário, que é positivo para ele, irá se complicar.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.