20 de junho de 2025
Em Mês do Orgulho, Brisa Bracchi celebra avanço em política de saúde pioneira
Autor: Daniel Menezes
Natal está em segundo lugar entre as capitais do Brasil com maior percentual de adultos que se declararam homossexuais ou bissexuais, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
Para dar mais dignidade e qualidade de vida a esses 4% da população, bem como ao restante da comunidade, a vereadora Brisa Bracchi (PT) batalhou, em 2021, pela aprovação da Política Municipal de Saúde Integral de LGBTI+, pioneira no Brasil, que neste 2025 chegará ao quarto ano em vigor.
No Mês do Orgulho LGBTI+, a vereadora petista celebra a manutenção da política e garante a continuidade do apoio à execução dos serviços, sob a gestão da Prefeitura do Natal. “Aprovamos em Natal, há quatro anos, a primeira Política Municipal de Saúde Integral LGBTI+ do Brasil, um marco histórico construído junto com os movimentos sociais e com a população LGBTI+ da cidade. Como autora da lei, é uma honra ver essa política em vigor, garantindo o acesso à saúde para todas, todos e todes. Seguimos lutando para que nossos corpos e nossa sexualidade sejam respeitados em todos os espaços, inclusive no sistema público de saúde”, destaca Brisa.
Em virtude da lei, Natal hoje conta com o Centro Municipal de Cidadania LGBTI+ e o Ambulatório para Travestis e Transexuais (TT), unidades referenciais no acolhimento psicossocial e sociojurídico, acompanhamento clínico ambulatorial, assistência social e apoio emergencial e fortalecimento comunitário.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.