17 de junho de 2025
‘Assuntos Federativos’: Ex-presidente da Femurn vai assumir secretaria já existente, mas que estava vaga
Autor: Daniel Menezes
Do AGORA RN
O ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) Luciano Santos (MDB) vai assumir o comando de uma secretaria já existente, mas que nunca foi ocupada na gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). O AGORA RN apurou que Luciano Santos será o titular da Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos.
Por lei, Fátima Bezerra pode nomear até dois secretários extraordinários, mas até agora só havia nomeado um: Adriano Gadelha, para a Secretaria Extraordinária de Governo e Relações Institucionais (Segri). O outro cargo estava livre, sendo ocupado a partir de agora por Luciano Santos.

Ex-presidente da Femurn Luciano Santos (MDB) - Foto: João Gilberto / ALRN
Até o ano passado, existia também a Secretaria Extraordinária de Cultura, que foi transformada em secretaria titular, tendo à frente Mary Land Brito.
O chefe da Casa Civil do governo, Raimundo Alves, confirmou ao AGORA RN que Luciano Santos será nomeado para a pasta de Assuntos Federativos.
“Eram três secretarias extraordinárias que não foram ocupadas no primeiro governo Fátima. No segundo, uma a governadora mandou PL transformando em Secretaria de Cultura; a outra é a Secretaria de Governo e Relações Institucionais, ocupada por Adriano Gadelha; e a outra é esta nova”, afirmou à reportagem.
Procurado pelo AGORA RN, Luciano Santos confirmou que recebeu o convite para assumir o cargo. “Recebo e assumo, com gratidão e responsabilidade, a missão de integrar o Governo do Estado à frente da Secretaria de Assuntos Federativos. Nosso papel será articular, junto ao Governo Federal, aos municípios e demais instituições, ações que resultem em investimentos, convênios e benefícios reais para o povo potiguar. Vamos fortalecer o diálogo, ouvir, construir soluções conjuntas e ampliar a eficiência da gestão pública em favor do desenvolvimento do RN”, afirmou o novo secretário.
Cargos indicados por Walter Alves
Luciano Santos está entre os novos nomes do governo indicados pelo vice-governador Walter Alves (MDB). Os anúncios oficiais das nomeações devem ocorrer ainda nesta terça-feira 17, após reunião dos indicados com a governadora.
Além de Luciano Santos, que vai assumir a Secretaria de Assuntos Federativos, o outro nome indicado é Alan Silveira, ex-prefeito de Apodi, que deverá assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no lugar de Sílvio Torquato.
Os dois novos secretários, Alan Silveira e Luciano Santos, são filiados ao MDB, partido que é presidido pelo vice-governador.
Aliados do vice-governador afirmam que as indicações representam o início das mudanças que Walter Alves pretende implementar no governo. Vale lembrar que Walter vai assumir a gestão como titular em abril de 2026, após renúncia de Fátima Bezerra – que vai deixar o cargo para ficar apta a disputar o Senado nas eleições do próximo ano.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.