16 de junho de 2025
Servidores da saúde de Natal entram em greve a partir desta terça (17)
Autor: Daniel Menezes
DO SAIBA MAIS
Os servidores da saúde da rede municipal de Natal entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça (17). Com a paralisação, todos os serviços de saúde do município serão afetados. Apenas 30% do atendimento será mantido nas urgências e emergências. Já o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde será totalmente suspenso.
No 1º dia de paralisação será realizada uma assembleia geral no auditório dos Sindicatos dos Bancários, de onde o grupo segue até a Prefeitura do Natal. Os profissionais pedem melhores condições de trabalho, com o fim do assédio moral nas unidades de saúde, além de recomposição salarial de 24% com base no limite prudencial – há 11 anos os trabalhadores dizem não receber aumento.
O grupo também pede implementação da data-base retroativa a março, recomposição das gratificações previstas na Lei Complementar 120 e insalubridade. A pauta ainda traz o Projeto de Lei dos auxiliares de enfermagem, que visa a mudança de cargo nos contracheques, de auxiliares pra técnicos de enfermagem. Os profissionais já atuam como técnicos e a mudança no contracheque permitirá que eles recebam o salário correspondente à função que exercem.
Além disso, os profissionais pedem a inclusão dos auxiliares de farmácia no plano da saúde, o fim dos cortes das gratificações nos períodos de licença dos servidores e o cumprimento do pagamento da progressão salarial. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/ RN) também denuncia que alguns profissionais, como os servidores dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, não recebem auxílio transporte e nem auxílio alimentação.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.