• Redação
  • 30/10/2026

Petrobras anuncia 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas e prepara nova perfuração no RN

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (29), a terceira descoberta de petróleo no poço Morpho, localizado no bloco FZA-M-59, em águas ultraprofundas na costa do Amapá, na região da Foz do Amazonas. A perfuração ocorre a 2.886 metros de profundidade.

Segundo a companhia, os trabalhos de perfuração e coleta de dados geológicos foram concluídos. Restam apenas os procedimentos de encerramento das operações no poço. Em seguida, a sonda será deslocada para a Bacia Potiguar, na costa do Rio Grande do Norte, onde iniciará a perfuração na área Mãe de Ouro.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que as três descobertas no mesmo poço reforçam as perspectivas sobre o potencial de exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial.

A estatal informou que a atuação no bloco faz parte da estratégia de ampliar as reservas de petróleo e gás por meio da exploração de novas áreas.

Margem Equatorial

A Margem Equatorial é uma região de exploração de petróleo que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e reúne áreas em águas profundas e ultraprofundas.

De acordo com a Petrobras, mais de 700 poços já foram perfurados na região. A companhia avalia que as características do petróleo e o potencial de volume das reservas despertam o interesse da indústria nacional e internacional.

Produção da Petrobras bate recorde

Na quarta-feira (28), a Petrobras informou que sua produção média de petróleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural alcançou 3,512 milhões de barris de óleo equivalente por dia no terceiro trimestre de 2026. O resultado representa um aumento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2025 e de 5,3% na comparação com o segundo trimestre deste ano.

Segundo a empresa, o recorde foi impulsionado pelo aumento da eficiência operacional, pela produção dos navios-plataforma P-78 e P-79, no campo de Búzios, e do Alexandre de Gusmão, no campo de Mero, além da redução de paradas para manutenção. Durante o trimestre, 12 novos poços produtores entraram em operação: seis na Bacia de Campos e seis na Bacia de Santos.