• Redação
  • 05/09/2026

Apuração da PGR sobre PF pode comprometer Mendonça

SBT - A atuação de André Mendonça em investigações da Polícia Federal está na mira da Procuradoria Geral da República (PGR). O procedimento de controle externo de atividade policial, que foi determinado pelo procurador Paulo Gonet, compromete o ministro porque irá até policiais e delegados do caso Master e INSS saber se houve interferência de Mendonça na condução das investigações.

Em despacho aberto, Gonet afirma que apresentará o resultado da apuração no tempo adequado. Haverá depoimentos e consultas de informações.

Apesar de ser ministro relator, e carregar função de supervisionar a apuração da PF, Mendonça - assim como qualquer magistrado do STF - não pode investigar. O ministro está sendo acusado disso em relatórios da Polícia Federal sobre uma suposta interferência de Mendonça.

As conclusões vieram à tona em apuração de Alexandre de Moraes, dentro do inquérito das fake news. A conduta de Mendonça foi considerada forma de ataque aos colegas.