10 de fevereiro de 2026

ENERGIA SOLAR - Cosern defende ajuste nas faturas para se alinhar à lei em meio a queixas de consumidores

Autor: Daniel Menezes

A Neoenergia Cosern afirmou que a recente atualização no sistema de faturamento de clientes com geração própria de energia, como os que usam painéis solares, teve como objetivo principal adaptar as contas à legislação vigente e detalhar melhor os itens cobrados nas faturas. Segundo a presidente da distribuidora, as mudanças seguem o que está previsto nas normas regulatórias e tributárias e buscam mais clareza na forma como os valores são apresentados aos usuários.

A posição da empresa ocorre em meio a um aumento de reclamações registradas por consumidores que perceberam alterações nos valores das contas de luz e relataram dificuldade para entender a composição dos descontos, tributos e compensação de créditos gerados pelos seus sistemas de energia solar. Órgãos de defesa do consumidor e entidades do setor têm cobrado explicações e acompanham as tratativas.

A Cosern afirmou que as mudanças valem especificamente para quem está enquadrado na micro e minigeração distribuída e que não houve impacto para outros clientes. A empresa também destacou que tem intensificado esforços de comunicação e atendimento para esclarecer dúvidas e apoiar os usuários durante o processo de adaptação às novas regras.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.