6 de fevereiro de 2026
América e Potyguar são condenados no TJD e têm rebaixamento confirmado no Campeonato Potiguar
Autor: Daniel Menezes
Do AGORA RN - O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) condenou o América e o Potyguar Seridoense pela escalação irregular de atletas no Campeonato Potiguar de 2026. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira 5 pela 1ª Comissão Disciplinar, em sessão que foi transmitida pelas redes sociais da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).
Com a decisão, fica confirmada a perda de 18 pontos pelo América e de 15 pontos pelo Potyguar Seridoense — em 30 de janeiro, após receber a denúncia, a própria FNF já havia aplicado a punição de forma administrativa.

Julgamento do TJD aconteceu nesta quinta-feira na sede da FNF, em Natal - Foto: YouTube / Reprodução
A perda dos pontos decreta o rebaixamento dos dois clubes à segunda divisão do Campeonato Estadual, pois não há mais como ultrapassar o primeiro clube fora da zona de rebaixamento — atualmente o Globo FC.
Os auditores entenderam que os dois clubes infringiram o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e o parágrafo 3º do artigo 19 do Regulamento Específico da Competição. A medida foi adotada após denúncia formal apresentada por seis clubes participantes da competição.
No caso do América, a punição foi decretada por 3 votos 1. O clube foi punido com a perda de 18 pontos por ter relacionado o lateral-direito Elias nas três primeiras rodadas do Campeonato Estadual. Ele completou 20 anos em outubro de 2025 e estava inscrito com contrato amador. O regulamento do campeonato proíbe a inscrição de atletas amadores com essa idade.
Além do América, outro clube punido foi o Potyguar Seridoense, que perdeu 15 pontos pela utilização indevida dos jogadores Fabrício e Toró, também relacionados com contrato amador. No caso do clube de Currais Novos, o placar foi de 4 votos a 1.
Campanhas
Após seis rodadas do Campeonato Potiguar, o América tem 4 vitórias e 2 empates, com 13 gols marcados e apenas 3 sofridos. Está invicto na competição. Se não fosse a punição, o clube alvirrubro teria 14 pontos, dividindo a liderança com o ABC. Com a punição, aparece na vice-lanterna da competição com -4 pontos.
Na 7ª e última rodada da primeira fase do campeonato, no próximo domingo 7, o América vai enfrentar o Santa Cruz de Natal na Arena América, em Parnamirim. Mesmo que conquiste a vitória, o clube alvirrubro terminaria o torneio com -1 ponto. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Globo, que tem 2 pontos.
Já o Potyguar Seridoense tem apenas 1 vitória e 5 derrotas no campeonato. Marcou 6 gols e sofreu 17. Mesmo sem a punição, o time de Currais Novos estaria na zona de rebaixamento. Com a perda dos pontos, aparece na lanterna da competição, com -12 pontos. Na última rodada, o Potyguar enfrenta o Laguna, podendo no máximo somar mais 3 pontos, o que o deixaria com -9 pontos na tabela.
América diz discordar de decisão
O América Futebol Clube disse, em nota, na noite desta quinta-feira 5, que manifesta “total discordância com a recente decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/RN”. O clube ainda disse que manterá uma postura firme na defesa dos direitos e da história.
Na nota, o América também informou que está adotando medidas judiciais cabíveis de forma urgente, incluindo interposição de recursos para buscar a reforma na decisão da comissão do TJD.
Confira a nota na íntegra
“O América Futebol Clube vem a público esclarecer e se posicionar diante da recente decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/RN.
O Clube manifesta sua total discordância com a recente decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/RN, conforme entendimentos consolidados dos tribunais e da jurisprudência desportiva e manterá sua postura firme na defesa de seus direitos e de sua história.
O América já está adotando todas as medidas judiciais cabíveis, em regime de urgência, incluindo a interposição dos recursos previstos, para buscar a reforma da decisão nas instâncias superiores e o restabelecimento da justiça esportiva.
O Clube seguirá lutando com responsabilidade, transparência e respeito à sua torcida, que sempre esteve ao lado do América.“
[0] Comentários | Deixe seu comentário.