5 de fevereiro de 2026
Lula diz que se reunirá com Trump em março e pode discutir terras raras e minerais críticos
Autor: Daniel Menezes
ICL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, nesta quinta-feira (5), que terá uma conversa olho no olho com Donald Trump, dos Estados Unidos, em março. Lula afirmou que o único assunto proibido será a soberania do Brasil. As declarações foram dadas ao site Uol.
“Não tem tema proibido para discutir, a única coisa que eu não discuto é soberania do meu país. Essa é sagrada”, afirmou o presidente.
Lula também salientou que o encontro é importante porque os dois líderes não podem “ficar conversando por Twitter”, em referência à rede social atualmente conhecida como X. “Eu estou marcando, possivelmente na primeira semana de março, para ter uma conversa olho no olho com o presidente Trump”.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lampur, Malásia. | Crédito: Foto: Ricardo Stuckert/PR
Na entrevista, o presidente Lula disse que os dois países poderão discutir assuntos que incluem exportações, indústria e exploração de minerais críticos e terras raras.
“Somos presidentes das duas maiores democracias do Ocidente. Não pode ficar conversando por Twitter. Nós temos que sentar em uma mesa, olhar um no olho do outro, ver quais os problemas que afligem ele, quais os que me afligem, o que interessa para os EUA e o que interessa para o Brasil, e vamos trabalhar juntos”, disse Lula.
A relação entre o Brasil e os Estados Unidos enfrentou dificuldades no último ano, devido à imposição do presidente norte-americano de tarifa de 50% para produtos brasileiros. De lá para cá, porém, Lula e Trump já conversaram mais de uma vez por telefone e trocaram elogios públicos.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.