29 de janeiro de 2026
Influenciadores expõem pedidos em nome do BRB para tratar do caso Master nas redes
Autor: Daniel Menezes
G1 - Influenciadores estão postando e-mails enviados em nome do Banco de Brasília (BRB) com proposta para que atuem falando do caso Master nas redes sociais e enviem orçamento de quanto isso custaria.
Esses influenciadores revelaram em seus perfis mensagens de uma agência que trabalha para o BRB e que pede um encontro deles com o atual presidente do banco, Nelson Antônio de Souza.
O blog procurou o BRB que disse que não autorizou esse pedido. A agência Flap, que trabalha para o BRB, afirmou que fez os pedidos sem o aval do banco (leia a íntegra da nota mais abaixo) .
Um dos e-mails dizia:
“Orçamento Banco BRB - Urgente - Renata Barreto
Gostaria de solicitar o orçamento para a ação
abaixo, por favor:
Cliente: Banco BRB
Ação: O presidente do banco, Nelson Antonio de Souza, gostaria de convidar a RENATA para um almoço em São Paulo, junto a outros influenciadores, com a finalidade de falar do Caso Master e mostrar a transparência que o BRB quer passar para seus clientes e o mercado. Na ocasião, a equipe técnica do banco, irá apresentar informações relevantes sobre o que realmente está acontecendo. O objetivo da ação é que o BRB tenha a chance de explicar as medidas de contenção de danos e as ações de recuperação, para que os convidados do almoço divulguem de maneira transparente e objetiva as informações recebidas por seus seguidores”
Reação de influenciadores
Renato Breia, especialista em mercado financeiro e que fala sobre o tema em seu perfil do Instagram, gravou um vídeo mostrando o e-mail .
“Um banco que tem CDBs no mercado, tem seu RI [Relatório de Investimentos], precisa de um influencer ir lá almoçar com o presidente do banco para falar bem do banco?”, questionou.
A influenciadora Renata Barreto afirmou: “não deve ser sério um negócio desses. Alguém avisa o presidente do BRB que a pessoa que deu a ideia de me chamar para fazer 'publi' do banco no caso Master realmente não me conhece. Vocês que se expliquem para o mercado com transparência ao invés de usar influenciadores para isso”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/K/SsgkqeQRAzU4HeG0zyog/globo-canal-5-20250904-2000-frame-33773.jpeg)
Entenda por que o Banco Central rejeitou a venda do Master para o BRB — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
O que diz o BRB e a agência
O BRB disse que não autorizou esse pedido. A agência Flap, que tem contrato com o BRB, afirmou que não submeteu o pedido ao banco.
Leia a nota da Flap na íntegra:
"A Flap, agência de live marketing e promoções, esclarece que o contato estabelecido com influenciadores digitais partiu de uma iniciativa interna de cotação para um evento ainda em fase preliminar de planejamento, sem prévia submissão ou aprovação do Banco BRB.
O objetivo da agência era convidar influenciadores reconhecidos no mercado pela seriedade e pela atuação no segmento econômico/ financeiro para um evento onde seria feita uma apresentação institucional pela nova direção do BRB. O propósito da iniciativa era ampliar o acesso à informação, promovendo transparência e permitindo que diferentes públicos tivessem contato com os esclarecimentos prestados pelo Banco.
Reiteramos que, em hipótese alguma, houve qualquer tentativa de compra de opinião ou interferência editorial. A agência respeita a independência dos profissionais que atuam em redes sociais.
Ressaltamos que a abordagem foi conduzida pela equipe da agência e seus fornecedores, sem qualquer participação de funcionários do Banco BRB.
A Flap reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e o respeito às boas práticas do mercado."
[0] Comentários | Deixe seu comentário.