3 de novembro de 2025
NOSTRADAMUS DE CAICÓ?! O que não é contado sobre a previsão de Álvaro Dias sobre Carlos Eduardo fora do 2 turno em Natal em 2024
Autor: Daniel Menezes
A bajulação em prol de Álvaro Dias na cidade, por supostamente ter previsto Carlos Eduardo fora do segundo turno em Natal em 2024, oculta informações de relevo. Sim, de fato ele falou isto antes da votação em primeiro turno. Só que ele sabia de muitas informações que a maioria não tinha conhecimento.
Vamos lá. Primeiro, para entender como Carlos Eduardo ficou de fora do primeiro turno, a bem da verdade e do pleno realismo em favor dos fatos, é preciso ler o processo movido pelos ministérios públicos do RN, Federal e do Trabalho contra PAulinho Freire, Álvaro Dias, vereadores e outros membros do grupo sobre abuso de poder político na eleição de 2024. Só a partir dele a gente consegue entender o que Álvaro Dias sabia que os analistas não sabiam.
Segundo, foi o uso mais desavergonhado da máquina pública numa eleição em Natal. E, ora, os crimes ficaram mais visíveis durante o segundo turno, mas a máquina estava moendo já no primeiro e, principalmente, contra as bases de Carlos Eduardo Alves.
Terceiro, o código eleitoral foi praticamente gabaritado e há de tudo um muito - transporte irregular, uso dos serviços públicos como moeda para virar votos, cooptação de lideranças comunitárias com recursos advindos da estrutura da prefeitura, compra de votos, enfim, toda a estrutura humana, física e de serviços do poder público foram largamente empregados.
Quarto, o partido republicanos virou espécie de prefeitura informal, com o próprio Paulinho Freire participando de reuniões com secretários para utilização dos serviços e Álvaro Dias sendo interceptado em mensagens de whatsapp também no mesmo processo de mistura entre a campanha e o poder público.
Quinto, aos pés da campanha, o próprio Álvaro Dias despejou cerca de 200 milhões de reais de recursos de um empréstimo advindo da caixa econômica aprovado em 2021 pela câmara do Natal. Trata-se de um recurso que não se vê claramente o seu emprego na cidade. Ainda assim, ele deixou para gastar em 2024 por motivos óbvios.
Por fim, os vereadores também atuaram com casadinhas ao arrepio da lei. Os MPs só denunciaram 2 deles, mas as próprias provas trazidas pela investigação e divulgadas com exclusividade pelo Potiguar mostram que outros poderiam ter sido denunciados, já que estavam casando transporte irregular e produzindo ações em conjunto entre a campanha de Paulinho e a prefeitura do Natal, como é o caso das atividades promovidas pela Secretaria de Assistência Social (SEMTAS).
Com quem este blogueiro conversou e que porta experiência em eleições tem conclusão semelhante a minha - criaram uma estrutura em que Paulinho não tinha como perder.
Álvaro Sabia de tudo isso. Quem estava de fora, não. Daí é fácil acertar quando se sabe que a corrida será entre pilotos, um com um fusca e outro com uma ferrari. Carlos Eduardo e Natália Bonavides não perderam por falta de votos. Foram efetivamente roubados em 2024.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.