28 de outubro de 2025
Fátima Bezerra articula readequação do teto SUS para Parnamirim com o Ministério da Saúde
Autor: Daniel Menezes
Por Diogenes Dantas
Do Agora RN
A governadora Fátima Bezerra está empenhadíssima em atender um pleito da prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz — e, por sinal, justo.
A questão é a seguinte: Parnamirim é a terceira maior cidade do Estado. Ao longo dos anos, os serviços do município na área da saúde — exames laboratoriais, ultrassonografias, cirurgias, internações clínicas, tratamentos oncológicos, hemodiálises, entre outros — foram registrados com valores abaixo da média nos termos de referência do SUS — Sistema Único de Saúde.

Fátima Bezerra articula readequação do teto SUS para Parnamirim com o Ministério da Saúde - Foto: Reprodução
Ao verificar o Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (teto MAC) praticado em municípios do mesmo porte, a equipe da prefeita se deparou com repasses federais de 70% a 80% acima da receita destinada ao município potiguar. Ou seja, a gestão de Nilda amarga um prejuízo considerável.
Isso ocorre porque o SUS paga mensalmente cada ente federado (estado ou município) de olho no passado. Se os registros estavam baixos, consequentemente, os valores são reduzidos.
Nilda Cruz recorreu a Fátima para solicitar a readequação junto ao Ministério da Saúde, porque o Estado do Rio Grande do Norte foi contemplado em solicitação semelhante meses atrás.
A governadora esteve com Alexandre Padilha na semana passada para tratar deste tema tão importante para Nilda. O ministro, que é do PT, mostrou-se sensibilizado e deverá resolver o problema.
Agora, tem um detalhe importante nessa história. Fátima não faz isso pelos belos olhos de Nilda Cruz.
Ao encampar o pleito da prefeita de Parnamirim, a governadora tem um claro propósito político — conquistar o segundo voto de Nilda para o Senado.
O primeiro voto da prefeita já é de Zenaide Maia.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.