21 de dezembro de 2025

João Maia puxou o fio e revelou a verdadeira disputa pelo poder em 2026 no RN

Autor: Daniel Menezes

A declaração pública do deputado federal João Maia feita ao jornalista Rosivan Amaral neste domingo (21) não foi um deslize, nem um excesso de franqueza. Foi um movimento calculado. Ao expor o suposto acordo envolvendo o vice-governador Walter Alves e o prefeito Allyson Bezerra, hoje pré-candidato ao governo, João Maia antecipou o jogo e colocou luz onde havia conveniência em manter sombra. Segundo Maia, o MDB deve indicar o vice na chapa de Allyson e Walter irá para a disputa por uma vaga na assembleia. 

O ponto central, conforme o blog teve acesso, é o comando da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Walter Alves e Ezequiel Ferreira buscavam não apenas influência na chapa majoritária, mas a manutenção do comando do Legislativo a partir de 2027. Allyson Bezerra, por sua vez, resistiu. Já havia feito compromisso com João Maia, que articula, em parceria com Kleber Rodrigues, um projeto que passa pela presidência da Assembleia caso a oposição vença o governo. Ao tornar público o acordo parcial, João Maia travou a estratégia de pressão silenciosa exercida por Walter, que dependia justamente do vácuo de informação para esticar a corda.

Esse silêncio, aliás, explica por que Walter Alves não anunciou até o presente momento formalmente que não pretende assumir o governo. Ele e Ezequiel trabalhavam junto ao prefeito de Mossoró por um acordo que envolvesse também o legislativo estadual. Daí a exposição feita por João Maia, um meio de forçar o MDB a se contentar com a cadeira de vice na chapa.

Enquanto isso, a governadora Fátima Bezerra tentava convencer Walter a assumir o governo como forma de reorganizar o campo governista. Para além de questões fiscais e administrativas, o que está em jogo de fato é a perspectiva de mudança de poder e quem comandará as engrenagens do Estado a partir de 2027.

PS. Resta agora Walter se manifestar. Caso silencie, ficará a palavra de João Maia. Se negar, a indefinição retorna ao centro da equação.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.