23 de outubro de 2025

Ciro Gomes retorna ao PSDB como presidente no diretório do Ceará

Autor: Daniel Menezes

Congresso em foco - O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, retornou oficialmente nesta quarta-feira (22) ao PSDB, partido por onde foi eleito para assumir o governo do Estado entre 1991 e 1994. No ato de filiação, foi anunciado que ele ficará encarregado de assumir a presidência do diretório estadual da sigla no Ceará, e José Sarto, ex-prefeito de Fortaleza, ficará com o diretório municipal da capital.

O anúncio foi feito pelo ex-senador Tasso Jereissati. Em seu discurso, afirmou que Ciro terá duas missões: em nível estadual, a de "reconstruir, aqui, no Estado do Ceará, aquela cultura de alegria, de entusiasmo, autoestima e orgulho de ser cearense"; e em âmbito nacional a de "ajudar a reconstruir um partido que mais do que nunca é necessário ao Brasil, um partido de centro".

Durante filiação, Ciro indicou possíveis nomes para apoiar nas eleições majoritárias.

Durante filiação, Ciro indicou possíveis nomes para apoiar nas eleições majoritárias. Jarbas Oliveira/Folhapress

 

Ao assinar a filiação, Ciro fez provocações ao PT, em especial ao presidente Lula e ao ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará com quem mantém uma rivalidade pessoal. "Aqui não tem ladrão. E lá, dá para dizer isso?", questionou.

Ciro também criticou a escolha de alianças eleitorais do PT. "Quando Lula se elege, chama o José Alencar, do PL. Aí tudo bem. (...) Quando o Lula resolveu lançar Dilma, (...), ele chamou a polêmica figura do Michel Temer, do MDB, para a vice. Aí não tem problema nenhum, porque sendo o Lula e o PT, pode. (...) Quando agora mais recentemente o Lula quis se reeleger, quem ele chamou para ser seu vice? Geraldo Alckmin, fundador do PSDB. Agora, um socialista, um grande guru da esquerda", ironizou.

Nomes para 2026

Ciro Gomes é cogitado pelo PSDB como possível candidato ao governo cearense em 2026, inclusive tendo sido citado pelo atual presidente do diretório estadual, Ozires Pontes, como o escolhido para a disputa. Em seu discurso de filiação, Ciro propôs um nome alternativo, citando Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza, atualmente filiado ao União Brasil, melhor indicado para a campanha.

"Se dependesse do meu gosto, ele tem todos os dotes que eventualmente a sua generosidade me atribuem, mas tem um que eu já não tenho mais, que é a juventude, [ele] agarra o tesão para encarar. Foi ele que falou primeiro. Está pronto, está pronto para ser o grande governador que o Estado do Ceará pode ter", declarou. Roberto Claudio foi aliado de Ciro no PDT, tendo disputado ao governo em 2022.

Ciro também citou a possibilidade de apoiar o ex-deputado estadual Alcides Fernandes, do PL, como candidato a senador. "Meu caro Alcides, por exemplo, o seu partido menciona você como possível candidato a senador. Eu acho bom, acho muito bom, porque você tem currículo", disse.

Alcides é pai do deputado André Fernandes (PL-CE), e disputa com a vereadora Priscila Costa (PL) pela candidatura do partido ao Senado com apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Ruptura pedetista

O retorno de Ciro Gomes ao PSDB se deu após dois anos de desavenças com sua sigla anterior, o PDT. A disputa interna começou diante da decisão do partido de aderir ao governo Lula e se aliar ao PT, legenda com a qual Ciro rivaliza desde sua derrota eleitoral para a presidência da República em 2018. Os conflitos internos o levaram inclusive a romper com seu irmão, o senador Cid Gomes, que se filiou ao PSB.

Nas eleições municipais de 2024, o atrito com o PDT escalou: Ciro declarou apoio a André Fernandes para a prefeitura de Fortaleza, contrariando a postura governista de seu partido. A executiva nacional precisou intervir, formalizando o apoio ao petista Evandro Leitão.

Desde a crise do partido na disputa municipal, Ciro manteve proximidade com partidos de centro e centro-direita interessados na construção de plataformas eleitorais próprias em 2026, cogitando também o PP e o União Brasil. A escolha pelo PSDB, segundo o ex-governador, marca o "recomeço" de sua "já extensa vida pública".

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.