21 de outubro de 2025

Paulinho Freire deu razão aos críticos, reconhece falta de transparência nas emendas dos vereadores, propõe mudanças e desmoraliza Matheus Faustino e a imprensa bolsonarista que quis resumir tudo à Brisa

Autor: Daniel Menezes

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que altera o modo como acontecem os pagamentos de emendas parlamentares. O texto foi protocolado oficialmente ontem 21.

Conforme o texto, a ideia é garantir transparência, rastreabilidade dos recursos públicos e impedir uso político ou personalista dos valores destinados pelos vereadores ao orçamento municipal. Cada um tem cerca de 1 milhão de reais para empregar em atividades de políticas públicas. A prefeitura do Natal também construiu um portfólio, dando prioridade ao envio de recursos para a saúde.

RECONHECIMENTO DADO AOS CRÍTICOS

NA prática, Paulinho Freire reconheceu que o procedimento seguido até então é falho. Tanto que ele faz menção, em seu projeto de lei, ao que este blog apontou em diversas postagens - é preciso seguir os critérios de transparência, rastreabilidade e produção de plano de trabalho, conforme já estabelecido pelo ministro do STF Flávio Dino para as emendas parlamentares.

MATHEUS FAUSTINO DESMORALIZADO

Ele também, com sua ação, reconhece que o problema não está no envio de uma emenda para um evento cultural por parte da vereadora Brisa Brachi (PT). Há uma questão sistêmica e que o procedimento precisa mudar. A denúncia do vereador Matheus Faustino, de apenas um único e reles parágrafo, termina esvaziada. Faustino, que se diz técnico, esqueceu a técnica em casa e agiu com populismo, sem gerar nenhuma contribuição concreta ao sempre presente modo de lacração para as redes sociais.

IMPRENSA BOLSONARISTA DESMORALIZADA

Além disso, a imprensa bolsonarista, que quis resumir tudo à Brisa, saiu derrotada. Paulinho, ainda com sua ação, demonstrou que quem abaixa demais termina mostrando o rabo. E receber publicidade da prefeitura virou sinônimo de ficar amordaçado, sem poder debater os problemas da cidade e so se restringindo a publicar releases da prefeitura. Como a tese governista ruiu pelos fatos, a imprensa foi junto.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.