20 de outubro de 2025
Procon Natal descarta 136 litros de bebidas irregulares na capital potiguar
Autor: Daniel Menezes
O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) aprendeu 136 litros de bebidas irregulares na capital potiguar durante operação entre os dias 13 a 18 deste mês. A ação foi realizada junto com a Vigilância Sanitária de Natal.
De acordo com o Procon, a fiscalização focou em produtos envolvidos em casos suspeitos ou confirmados de intoxicação. A equipe de fiscalização do Procon Natal, acompanhada por servidores da Vigilância Sanitária, inspecionou bebidas alcoólicas expostas à venda, além de verificar o estoque das empresas.
Foram dez comércios visitados, em uma ação motivada pela repercussão de denúncias de adulteração de bebidas com metanol em todo o país. Foram elaborados dez relatórios de visita, nos quais foram detalhadas as irregularidades encontradas em relação à precificação.
Os estabelecimentos foram notificados a realizar as adequações necessárias no prazo de cinco dias. Durante a mesma ação, os fiscais autuaram duas empresas que estavam vendendo produtos com o prazo de validade vencido.
Durante o período da ação, a equipe de fiscalização do Procon Natal descartou bebidas alcoólicas, incluindo malte, destiladas e gasificadas. No total, 308 (incluindo garrafas, long neck e latinhas), totalizando 136,83 litros de bebidas, foram descartadas na presença dos fiscais do órgão.
Para a diretora-geral do Procon Natal, Dina Perez, a defesa do consumidor é um compromisso fundamental do Procon, pautado na transparência e união do serviço público e no fortalecimento das instituições, com foco no consumidor. A diretora detalha, ainda, os sinais de adulteração que o consumidor deve observar: Lacres quebrados, tampas violadas ou rótulos de má qualidade; informações borradas de impressão ou com erros ortográficos e preços muito abaixo do mercado.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.