6 de outubro de 2025

Viralização da reportagem sobre nomeação de parentes da vice-prefeita de Natal mostra que o jogo virou na imprensa da cidade

Autor: Daniel Menezes

A REPORTAGEM

O jornalista Habyner Lima fez uma reportagem sobre o modo como a vice-prefeita Joana Guerra indicou sua companheira e seu pai para cargos em comissão da prefeitura do Natal. "No dia 8 de janeiro de 2025, segundo o Diário Oficial do Município, foram nomeados Aene Regina Fernandes, companheira da vice-prefeita, para o cargo de Chefe de Assessoria Jurídica da Secretaria de Infraestrutura, e José Lucilo Guerra, pai da vice-prefeita, para o cargo de Chefe do Setor de Serviços de Drenagem", diz ele.

Ele lembra que "a Súmula Vinculante nº 13 do STF proíbe a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau para cargos de confiança, comissão ou função gratificada. Essa súmula tem força de lei, mas o que vemos na prática é uma realidade bem diferente".

💬 "Alguns casos de indicação de parentes ainda são permitidos por lei, como em cargos políticos, mas continuam sendo moralmente questionáveis. Em Natal, por exemplo, o prefeito Paulinho Freire (União Brasil) nomeou a esposa, Nina Souza, como secretária de Assistência Social, e o irmão, Sérgio Freire, como chefe da Casa Civil. Em Extremoz, a prefeita Jussara Sales (PL) nomeou a irmã, Geane Sales, como secretária-geral. Já o ex-prefeito Álvaro Dias chegou a nomear o cunhado, Victor Diogenes, diretor da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal — e, mesmo após ser flagrado praticando assédio eleitoral, ele foi exonerado e depois renomeado", finaliza.

O JOGO VIROU NA IMPRENSA DE NATAL

A matéria foi postada em seu instagram na noite do domingo, dia 5. Em pouco tempo, já passou das 2 mil curtidas e 30 visualizações. Ora, ela vai passar fácil das 100 mil visualizações.

O jogo virou completamente na mídia de Natal depois de 2024. Ainda que a prefeitura do Natal tenha hoje a maior conta publicitária do RN e concentre tudo obviamente na capital, formou-se um grupo de "não alinhados" com muito conteúdo, originalidade e estratégia colaborativa que vem dando visibilidade a temas que antes ficariam restritos a pequenas bolhas.

A maioria dos veículos da cidade tentou fechar as portas, mas de pouco adiantou. A atuação conjunta está furando a bolha de Natal - sem rádio, tv ou jornal impresso. Penso que a mudança veio para ficar.

 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.