15 de setembro de 2025

Eleição de 2026 será disputa de ‘quem defende democracia contra os golpistas’, diz Cadu Xavier

Autor: Daniel Menezes

DO AGORA RN

O secretário estadual de Fazenda e pré-candidato do PT ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, afirmou que a disputa eleitoral de 2026 será marcada pela polarização entre os que defendem a democracia e os que, segundo ele, representam o campo golpista.

Cadu destacou que sua pré-candidatura está alinhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à governadora Fátima Bezerra (PT). Para ele, a estratégia eleitoral da oposição – de ter um ou mais candidatos – não altera a essência do embate que se aproxima.

Secretário de Fazenda do RN e pré-candidato a goveRio Grande do Norteador Cadu Xavier (PT) - Foto: José Aldenir / Agora RN

Secretário de Fazenda do RN e pré-candidato a governador Cadu Xavier (PT) - Foto: José Aldenir / Agora RN

“Nós temos o lado do presidente Lula, o lado da democracia, o lado de quem está ao lado do povo. Os outros vão estar do outro lado. E essa eleição de 2026 vai ser polarizada. Vai ser Lula contra quem está do outro lado, quem defende a democracia contra os golpistas”, afirmou, em entrevista nesta segunda-feira 15 ao colunista do AGORA RN Diógenes Dantas, na Rádio Mix.

O pré-candidato minimizou, ainda, seu baixo desempenho constatado em algumas pesquisas, e frisou que seu nome cresce quando atrelado ao de Lula. “Eu andava nas cidades do interior, e era natural o desconhecimento. Hoje, o que eu quero dizer para vocês que a coisa já mudou de patamar. Você já nota que as pessoas sabem: ‘Ah, é Cadu de Lula, é Cadu de Fátima’”, declarou o secretário.

Na avaliação do pré-candidato, a configuração do pleito estadual seguirá a divisão entre campos ideológicos já conhecida pelo eleitorado. “Se eles (oposição) vão divididos ou unidos, para a gente pouco importa. O importante é que a gente está do lado do presidente Lula e esses dois, ou um só, vão estar do lado dos golpistas, do lado do ex-presidente Bolsonaro. Essa é a configuração que vai acontecer no ano que vem.

“A gente vai muito forte para esse processo eleitoral de 2026”, resumiu.

“Relação está muito azeitada”, diz Cadu sobre Walter Alves

Durante a entrevista, Cadu Xavier também abordou o cenário de alianças que vêm sendo costurado para sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O petista destacou a importância da parceria com o MDB e elogiou a sintonia com o vice-governador Walter Alves.

Walter Alves vai assumir o Governo do Estado em abril de 2026, após a renúncia já anunciada de Fátima Bezerra (PT) – que precisará deixar o cargo para disputar o Senado. Apesar de a lei permitir e de ter recebido convites de Fátima e Lula, Walter tem dito que não vai concorrer a governador do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026 como candidato à reeleição. Com isso, Cadu, que foi o plano B, segue sua pré-candidatura.

“Todo movimento que eu faço é combinado com Walter. A governadora iniciou esse processo de transição para o futuro governador do Estado a partir de 1º de abril, já agora. Então, essa relação está muito azeitada. A gente está muito azeitado, todos os passos estão sendo combinados”, declarou Cadu.

O secretário minimizou os “apelos” que Walter tem recebido para ser candidato. “O MDB é um partido grande. A gente está falando de um partido que tem mais de 40 prefeitos. Então, é natural que tenha posições divergentes para a posição majoritária. Isso faz parte do processo, a gente tem muita maturidade para lidar com isso”, enfatizou.

Cadu citou ainda o apoio de lideranças do MDB, como o ex-governador Garibaldi Alves Filho, presidente de honra do MDB e pai de Walter Alves, e parlamentares que recentemente reforçaram a base do partido.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.