13 de agosto de 2025
"Secretária de fato" da saúde, Nina Souza nomeia sobrinha para administrar contratos da pasta
Autor: Daniel Menezes
Nos bastidores, é ponto comum que a secretária de saúde de fato da prefeitura é a vereadora Nina Souza.Tanto é que, agora, ela indica uma parente para cuidar dos contratos da pasta.
Além disso, a área de saúde segue sem alterar o sistema que gerou fura-fila, conforme relatório da Controladoria Geral da União que foi inicialmente revelado por este blog. A CGU sugeriu que a prefeitura adotasse o Regula RN criado pelo LAIS/UFRN e empregado pelo governo do RN, mas a prefeitura não acatou.
Cabe lembrar que, nas investigações dos Ministérios Públicos sobre a campanha de Paulinho Freire em Natal em 2024, os serviços das secretarias eram usados em prol da obtenção de votos para o então candidato da prefeitura.
Inclusive, o GAECO encontrou anotações demonstrando que secretários e o candidato Paulinho Freire se reuniam no Republicanos, partido do então prefeito Álvaro Dias, para tratar das ações de campanha.
Se o sistema de marcação de consultas não mudou, então o risco de atuação nos mesmos moldes de 2024 permanece.
Veja a ampla reportagem veiculada pelo Saiba Mais de autoria do jornalista Alisson Almeida para maiores detalhes.
DO SAIBA MAIS
Por Alisson Almeida
O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) nomeou Ludmila Oliveira de Souza, sobrinha da primeira-dama e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Nina Souza, para o cargo de diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Natal. A nomeação foi publicada na edição do dia 22 de julho do Diário Oficial do Município (DOM).
O Drac é considerado o “coração” da SMS de Natal, responsável por contratos, convênios e regulação de todos os exames e consultas de média complexidade. Em abril, uma reportagem exclusiva da Agência Saiba Mais, com base em denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), revelou a existência de um esquema de “fura-fila” no departamento, que era chefiado pela ex-diretora Fernanda Otaviano, com a participação do seu esposo, o enfermeiro Luiz Henrique Nobre.
Fernanda e Henrique eram pessoas da confiança de Nina Souza. De acordo com a denúncia, a ex-diretora, com a ajuda do seu esposo, agendou consultas, exames e outros procedimentos médicos para pessoas específicas, apadrinhadas de políticos aliados do prefeito Paulinho Freire, sem seguir os critérios legais, fora da ordem cronológica da regulação.

Nina Sousa, mesmo sendo titular da Semtas, mantém influência na SMS com inidcação de sobrinha para orgão considerado o “coração” da saúde de Natal. Foto: Reprodução DOM
Os apadrinhados políticos dos aliados do prefeito, ainda segundo a denúncia da entidade sindical, passaram à frente de milhares de pacientes que, em alguns casos, esperam há anos por uma consulta ou exame médico em Natal.
A nossa reportagem também teve acesso, com exclusividade, à cópia de um dossiê feito pelos servidores do DRAC. No material, entregue ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), são documentados 31 casos de marcações que furaram a fila da regulação da SMS.
Uma servidora do DRAC, que falou com a reportagem na condição de anonimato, confirmou a denúncia do Sindsaúde-RN. Ela contou que todos os casos listados no dossiê foram inseridos no sistema pela ex-diretora Fernanda Otaviano.
No dossiê, é possível constatar que as marcações foram feitas com o login e a senha de Fernanda Otaviano. “Ela agendou os pacientes sem respeitar a ordem cronológica”, reforçou a servidora.
Fernanda Otaviano trabalhava no DRAC desde a gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), mas em outra função, que não lhe dava acesso ao sistema de regulação.
Foi só na gestão do prefeito Paulinho Freire que ela se tornou diretora do setor e, segundo a denúncia, passou a comandar o suposto esquema de “fura-fila”.
Diretora foi exonerada “a pedido” após denúncia
Depois da publicação da reportagem com a denúncia, o prefeito exonerou Fernanda Otaviano Pereira do cargo de diretora do DRAC. A exoneração foi publicada na edição do dia 16 de julho do Diário Oficial do Município.
O enfermeiro Luiz Henrique Nobre, esposo de Fernanda Otaviano, continuou trabalhando no setor de regulação, mas no início de maio foi transferido para a Unidade Básica de Saúde – UBS de Pirangi. Ele tem contrato temporário com a Prefeitura de Natal.
A SMS, em nota divulgada à época, informou que estava “ciente das denúncias realizadas pelo Sindsaúde-RN recentemente com relação a supostas falhas nas atividades de regulação”.
De acordo com o comunicado, Fernanda Otaviano foi desligada “a pedido” da direção do Drac, “no que foi atendida, visto que tanto a profissional quanto a gestão entendem que esta é a melhor solução para o esclarecimento do caso”.
Ainda segundo a nota da SMS, o secretário Geraldo Pinho estava “acompanhando atentamente os desdobramentos e cooperando com as investigações por parte dos órgãos competentes”.
A SMS informou, ainda, que havia iniciado, em paralelo, um “processo interno de apuração de possíveis incorreções nas atividades regulatórias da pasta”.
No lugar de Fernanda, Nina Souza colocou sobrinha no comando do Drac
Uma portaria assinada pelo secretário municipal de Administração, Brenno Queiroga, publicada no dia 17 de abril no DOM, anunciou a nomeação de Vânia Holanda na vaga de Fernanda Otaviano.
Vânia, no entanto, ficou pouco mais de três meses no cargo, sendo substituída em seguida pela sobrinha de Nina Souza, Ludmila Oliveira de Souza.
Antes de ser nomeada diretora do Drac, Ludmila ocupava o cargo de chefe do Setor de Regulação da Atenção e da Assistência, que até o momento encontra-se vago. Na prática, isso significa que a sobrinha de Nina Souza está acumulando as duas funções.

Ludmila Oliveira, sobrinha de NIna Souza, acumula direção do Drac e chefia do Setor de Regulação da Atenção e da Assistência da SMS. Foto: Reprodução Redes Sociais
Uma fonte que trabalha na SMS, ouvida pela reportagem na condição de anonimato, contou que Nina Souza articulou a indicação da sobrinha Ludmila Oliveira para a direção do Drac para ter controle sobre as indicações para as terceirizadas que prestam serviço à saúde municipal.
Fernanda e Henrique mantêm influência na gestão Paulinho Freire

Nina Sousa recebeu na Semtas o “casal amigo” denunciado em susposto esquema de fura-fila na Secretaria Municipal de Saúde. Foto: Reprodução Redes Sociais
Engana-se, porém, quem imagina que Fernanda, depois de exonerada do Drac, perdeu influência na gestão do prefeito Paulinho Freire. A ex-diretora e seu esposo, Henrique, foram recebidos na sede da Semtas, na última terça-feira (12), pela secretária Nina Souza, conforme foto publicada pela primeira-dama em suas redes sociais.
Nina se referiu aos dois como “casal amigo”, demonstrando que, apesar das denúncias de envolvimento no esquema de “fura-fila” na SMS, Fernanda e Henrique mantiveram o prestígio com Nina Souza e o prefeito Paulinho Freire.
Fernanda e Henrique, segundo a mesma fonte ouvida pela reportagem, continuam atuando nos bastidores na pré-campanha a deputada federal de Nina Souza.
Nina Souza também repostou uma foto publicada nas redes sociais pelo vereador natalense Leo Souza (Republicanos), em vista à Semtas, com legenda dizendo que o “RN merece essa federal” – reforçando que a secretária está em ritmo de pré-campanha.

Em visita à Semtas, vereador Leo Souza defendeu eleição a deputada federal da secretária Nina Souza. Foto: Reprodução Redes Sociais
[0] Comentários | Deixe seu comentário.