22 de julho de 2025

A reforma administrativa de Paulinho Freire tem foco em 2026

Autor: Daniel Menezes

A imprensa de Natal repercutiu a ideia de que Paulinho Freire pretende fazer uma reforma administrativa como se fosse mero ato de gestão. Há mais em jogo. O prefeito começa a estruturar a máquina para usá-la em 2026 e, para isso, estuda meios para potencializar o alojamento de aliados, além de posicionar agentes estratégicos para atuação no pleito de 2026.

A utilização da prefeitura do Natal tem sido peça central nos últimos processos eleitorais. Foi através dela que Álvaro Dias fez o filho deputado estadual, inclusive com propaganda pessoalizada em torno do nome dele em veículos da cidade. Em 2022, Carlos Eduardo também tinha larga vantagem sobre Rogério Marinho em Natal na disputa pelo senado e ela foi dirimida a partir da força da prefeitura.

Agora, Paulinho Freire quer fazer a esposa Nina Souza deputada federal e contribuir para a vitória de um candidato ao governo. Inclusive, ele vem sendo sondado para indicar o vice-governador em chapa de oposição. E só há um meio para realizar tais objetivos. Seguir a linha do que foi feito em eleições anteriores.

A depender da forma com que a justiça irá se posicionar no processo em que pede sua cassação e inelegibilidade, além de aliados, Freire pode diminuir o ímpeto sobre 2026 num possível uso da máquina, já que uma condenação deixaria seu grupo mais em evidência negativa.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.