21 de julho de 2025

Relatório preliminar da CEI das "Invasões" apresentado por Matheus Faustino mostra como a comissão foi pura perda de tempo

Autor: Daniel Menezes

O relator da Comissão Especial de Inquérito das "invasões" em Natal Matheus Faustino apresentou relatório preliminar no último dia 18 de Julho. Não há nada novo. Só as mesmas especulações de sempre e que puderam ser vistas no decorrer da CEI.

Ora, há insinuações dos secretários da prefeitura do Natal para todos os gostos - sobre supostas cobranças entre os membros em favor do movimento daqueles que procuram um teto, relatos a respeito da precariedade dos acampamentos - o que deveria ser motivo de mobilização do poder público e não de crítica contra quem vive ali - e tentativas de tornar os atos criminosos por outras vias. De concreto? Nenhum crime tipificado, queixa policial, condenação judicial, etc. Os secretários mesmo levantam teses de "ouvirem falar". 

Além disso, Faustino carrega nas tintas, afastando tudo que desmancha as suas fantasias, para falar em uma super organização quando se refere ao Movimento de Luta por Moradia. Inclusive, alega que o MLB usa de sua estrutura para influenciar eleições. Pausa para risos. O fato dos candidatos a vereador terem cerca de 150 votos com a tal mega estrutura não importa.

Por fim, Faustino diz que o MLB é ligado a esquerda porque recebe apoio jurídico dos mandatos deste campo. Ora, ele precisou de uma CEI para saber que os movimentos sociais tecem interação com os parlamentares de esquerda? Bastava ter acessado as páginas institucionais de vereadores e deputados.

Por fim, o membro do MBL diz que o movimento de lula por moradia é financiado pelo governo do RN. De onde ele tirou essa informação? Do portal da transparência que diz claramente que uma organizadora dos sem teto recebeu uma passagem para reunião em São Paulo sobre a distribuição de moradia pelo Minha Casa, Minha Vida aqui no RN. Está tudo documento. Mas aí, como não casa com o que Faustino quer fazer passar, ele desconsiderou e deu asas a sua imaginação para alimentar seu instagram e suas tias do zap.

A CEI partiu do nada e no nada chegou. Mas claro - a fumaça gerada ajudará a Faustino e alguns outros - vereadores estaduais - a ganharem uns votinhos em 2026.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.