13 de maio de 2025

Sobre o fechamento das maternidades de Natal, a comunicação da Prefeitura e os blogs que não trabalham mais com notícia

Autor: Daniel Menezes

O blog denunciou na última sexta feira o fechamento das maternidades de Natal Leide Morais e Araken Pinto. O fato aconteceu por falta de médicos. Pacientes foram transferidos para o hospital regional de Macaíba. 

Após a situação, a vereadora Samanda (PT) ligou para a diretora da Leide Morais que confirmou tudo. E, além disso, deu mais detalhes - o fechamento era recorrente porque as maternidades estão sem escala de médicos normalizada e a prefeitura está sem contrato com a cooperativa médica de Natal (Coopmed), principal organização na cessão de tais profissionais para o serviço público. 

De forma sincronizada, blogs alinhados à prefeitura passaram atacar a informação, sob a alegação de que a notícia era falsa. Eles miraram sobretudo a vereadora Samanda (PT). Só que não fizeram nenhuma checagem, nenhuma apuração. Nada. Tudo girou em torno da mera ofensa e desqualificação.

No sábado, o blog conferiu junto aos servidores e constatou que novamente a Leide Morais estava fechada e o motivo era o mesmo - falta de obstetras. A maternidade também paralisou em pleno dia das mães, no domingo. A vereadora foi conferir in loco e fez vídeo na instituição para relatar a situação.

Enquanto isso, os blogs que já tinham feito o serviço de tentar desqualificar a informação, silenciavam sem fazer a correção do erro que cometeram. E nesse interim, as postagens do Potiguar se encheram de contas fake com ataques. Por que perfis falsos? Porque eram contas sem postagens, recém criadas e com fotos foscas ou de figurinhas. Inconfundível.

Hoje (13), a jornalista Daniela Freire, em sua coluna para o Novo Notícias, confirmou junto ao Ministério Público - as maternidades estão enfrentando paralisações por falta de médicos. 

Da prefeitura não resta esperar nada. Eles nunca prestam esclarecimentos. Daí a inutilidade de pedir algo neste sentido. A estratégia deles é sempre a mesma - contar com o silêncio da maioria da imprensa parceira, para que o fato morra de inanição; e, se necessário, escalar alguns blogs para o ataque. É o padrão do modus operandi criado nas gestões Álvaro Dias e mantido com Paulinho.

Mas e aí? Os blogs extremistas pedirão desculpas, chamarão o MP também de mentiroso ou assumirão de vez que não trabalham com fatos e só com ataques e recados?

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.