• Redação
  • 25/05/2026

Rogério Marinho aciona TCU contra campanha sobre fim da escala 6×1

Do Novo Notícias - O senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado, acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar e suspender a campanha publicitária do governo de Lula (PT) sobre o fim da escala de trabalho 6×1.

A representação, protocolada nesta semana, questiona o uso de recursos da Secretaria de Comunicação Social (Secom) para promover uma proposta que ainda tramita no Congresso Nacional, o que muda o cenário do debate político e pode travar as inserções oficiais sobre o tema.

Segundo o documento enviado ao tribunal, a campanha do governo federal tem um custo estimado em cerca de R$ 15 milhões. O parlamentar potiguar afirma que a iniciativa pode configurar uso indevido da máquina pública para tentar influenciar a decisão dos deputados e senadores antes da votação oficial.

A ação movida por Rogério exige a abertura de uma auditoria operacional e financeira emergencial dentro da Secom. Além disso, o pedido de medida cautelar tenta interromper imediatamente a veiculação das peças publicitárias em todo o país, sob a alegação de desvio de finalidade do dinheiro dos impostos.

Conforme o texto da representação, a publicidade institucional não deve se transformar em propaganda ideológica ou de governo. O senador argumenta que o questionamento foca na legalidade do gasto de R$ 15 milhões e não no mérito da jornada de trabalho em si.

Como argumento jurídico, a equipe do senador citou um precedente do próprio TCU, que no passado suspendeu uma campanha do governo Bolsonaro sobre o pacote anticrime pelo mesmo motivo. A Controladoria-Geral da União (CGU) também foi acionada para informar se sabia da liberação dos valores.

Até o momento, o governo federal e a Secom não se manifestaram publicamente sobre a representação do senador potiguar. Caso o TCU aceite a denúncia, os gestores responsáveis pela campanha poderão responder por violação aos princípios da moralidade e impessoalidade administrativa.