Governo do RN entrega Estrada da Palma e avança na restauração de quase 100 km de rodovias no Seridó
O Governo do Rio Grande do Norte entregou nessa terça-feira (23) a reconstrução da Estrada da Palma, em Caicó, uma das obras mais emblemáticas da segunda etapa do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais. Com investimento de R$ 35,1 milhões, a intervenção contemplou os 26 quilômetros que ligam o entroncamento da RN-118 à divisa com a Paraíba, garantindo mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para moradores, transportadores e produtores da região.
A entrega foi realizada pela governadora Fátima Bezerra durante agenda administrativa no Seridó. A inclusão da Estrada da Palma no programa foi um compromisso assumido pelo Governo do Estado junto aos municípios da região e representa um importante avanço para a integração econômica entre o Rio Grande do Norte e os estados vizinhos.
A rodovia possui relevância estratégica para o escoamento da produção e para a circulação de pessoas, conectando municípios como Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó e Jucurutu aos mercados da Paraíba e de Pernambuco.
“Estamos entregando uma obra muito significativa para o Seridó. A Estrada da Palma era uma reivindicação histórica da população e representa mais segurança, mais mobilidade e mais desenvolvimento para toda a região. Além de melhorar a vida de quem trafega diariamente por aqui, essa rodovia fortalece a economia e amplia as oportunidades para os municípios seridoenses. É mais um compromisso que assumimos e estamos cumprindo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Os serviços executados incluíram reforço e substituição de solo em pontos críticos, recuperação estrutural do pavimento, aplicação de nova capa asfáltica e implantação da sinalização horizontal e vertical, elevando os padrões de segurança e trafegabilidade da via.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, destacou a importância da obra para a integração regional e para o desenvolvimento econômico.
“O Seridó foi uma das regiões mais contempladas pelo Programa de Restauração de Rodovias. A Estrada da Palma é uma ligação estratégica entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, utilizada diariamente para o transporte de pessoas e mercadorias. A recuperação devolve à população uma rodovia segura, moderna e em plenas condições de uso, contribuindo para o desenvolvimento econômico e para a integração regional”, ressaltou.
Morador da comunidade da Palma e subprefeito da localidade, Carlos Figueiredo celebrou a conclusão da obra.
“Essa obra mudou a nossa vida. Faz mais de 30 anos que a gente esperava por essa recuperação. Hoje temos uma estrada segura, que facilita o deslocamento das pessoas, melhora o acesso à comunidade e traz mais oportunidades para quem vive e trabalha aqui”, disse.
Investimentos no Seridó
A Estrada da Palma integra o Lote 2 da segunda etapa do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais.
Na região do Seridó, o Governo do Estado está investindo R$ 89,5 milhões na recuperação de aproximadamente 98 quilômetros de rodovias.
Os investimentos contemplam os trechos da RN-041 (Currais Novos/Lagoa Nova), RN-081 (Santana do Seridó/Divisa-PB), RN-082 (Ouro Branco/Divisa-PB), RN-084 (BR-427/Timbaúba dos Batistas), RN-087 (Entroncamento da RN-041/Lagoa Nova), RN-089 (Jardim do Seridó/Ouro Branco) e a Estrada da Palma.
Dos sete trechos previstos para a região, quatro já foram concluídos e três estão em fase final de execução.
Na primeira etapa do programa, realizada entre 2024 e 2025, foram restaurados mais de 170 quilômetros de rodovias na área de circunscrição do Distrito Rodoviário de Caicó, com investimentos superiores a R$ 80 milhões.
Agenda no Seridó
A entrega da Estrada da Palma integrou a agenda administrativa cumprida pela governadora Fátima Bezerra nessa terça-feira nos municípios de Currais Novos e Caicó.
Em Currais Novos, a governadora inaugurou o novo Centro Cirúrgico do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, ampliando a capacidade de atendimento da unidade e fortalecendo a rede estadual de saúde. Em seguida, visitou as obras do Residencial Irmã Ananília I, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida.
Já em Caicó, acompanhou as reformas da Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo e da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim. A agenda foi encerrada com visita às obras do Residencial Wilma de Faria, também integrante do programa Minha Casa, Minha Vida.