• Redação
  • 02/09/2026

Fachin decide próximos passos de relatório da Polícia Federal que cita Moraes no caso Banco Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, será responsável por definir os próximos passos do relatório da Polícia Federal que reúne informações sobre a relação entre o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. A decisão poderá determinar se o material será analisado pelo plenário da Corte ou se o caso será arquivado.

A questão chegou a esse estágio após o ministro André Mendonça, relator do caso Master, retirar o sigilo do relatório da PF e indicar que pretende levar os novos elementos ao plenário do STF. O documento reúne mensagens e registros de encontros entre Moraes e Vorcaro.

Posição da PGR

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defende a nulidade e o arquivamento da apuração. Segundo a posição apresentada pela PGR, houve questionamentos sobre a forma como a investigação foi conduzida e sobre a competência de Mendonça para determinar a produção do relatório envolvendo outro ministro do Supremo.

Apesar da manifestação da Procuradoria, Mendonça sustenta que os novos elementos devem ser submetidos ao colegiado do STF. Caberá a Fachin definir quando e se o plenário analisará o caso, colocando o presidente da Corte no centro da próxima etapa da discussão. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.