• Redação
  • 04/08/2026

Dino autoriza abertura de terceiro inquérito sobre Lulinha

SBT - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, autorizou nesta terça-feira (4) a abertura de um terceiro inquérito envolvendo Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha.

Dino também deu aval para a Polícia Federal investigar o vazamento de dados sigilosos sobre as investigações. Ambos os pedidos foram feitos pela própria PF.

Os dois pedidos de inquérito chegaram ao gabinete do ministro por sorteio na segunda-feira (3). Os objetivos, no entanto, são distintos.

O terceiro inquérito sobre Lulinha investiga possível tráfico de influência do filho do presidente Lula em órgãos do governo.

Com essa medida, já são três inquéritos distintos envolvendo o filho do presidente. Os outros dois, que também investigam tráfico de influência em órgãos do governo federal, estão sob a relatoria do ministro André Mendonça.

A outra investigação autorizada por Dino pede a apuração do vazamento de dados sigilosos das investigações envolvendo Lulinha. Essa vinha sendo uma reclamação da defesa.

Ao contrário de outras operações como Master e INSS, a PF adotou uma estratégia diferente e fatiou os pedidos de inquérito sobre Lulinha. Por conta disso, são dois relatores diferentes.