Brisa Bracchi reúne mais de 140 jovens para debater política; deputada Isolda participa
_Debate enfatizou a importância da juventude ter mais representação no Congresso Nacional e ter suas demandas políticas realmente atendidas, como o fim da escala 6x1 e educação pública_
*Natal, 13 de maio de 2026 -* A vereadora Brisa Bracchi (PT) reuniu na terça-feira (12) 140 jovens para debater políticas públicas por meio de uma plenária virtual. O evento foi chamado de “Queremos mais”, no sentido de construir coletivamente com a juventude a plataforma política visando a pré-candidatura dela à Câmara dos Deputados. A atividade contou com a participação da deputada Isolda Dantas (PT), que é pré-candidata à reeleição na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).
A 1ª edição do “Queremos mais” discutiu temas como educação, cultura, trabalho digno e saúde mental. No debate foi enfatizada a importância da representação jovem no Congresso Nacional. A discussão destacou propostas como o fim da escala 6x1 e a defesa da educação pública, bandeiras de Brisa e de Isolda.
A vereadora de Natal inclusive apresentou na Câmara de Natal projetos que fazem parte de um “protocolaço” nacional visando o fim da escala 6x1 nas cidades onde os vereadores proponentes atuam. A iniciativa visa estabelecer jornada de trabalho máxima de 40 horas semanais nas cidades com garantia de dois repousos semanais remunerados para trabalhadores de empresas que prestam serviços à administração pública direta e indireta.
Brisa Bracchi enfatizou a importância de debater a juventude e ouvi-la. “A gente talvez esteja vivendo o momento de maior desafio de organização da juventude brasileira", comentou.
E acrescentou: “Eu acredito que nós só construiremos caminhos de superação para esse adoecimento mental da nossa juventude, que cada vez mais tem quadros de ansiedade, quadros de depressão, quando a gente conseguir construir uma sociedade, uma coletividade pautada na solidariedade, na valorização, na oportunidade pros nossos jovens, quebrando essa perspectiva individual que não nos serve".
Brisa explicou ainda que é por este motivo que é necessário cada vez mais representantes da juventude nos espaços de poder, como o Congresso Nacional. “Hoje nós somos a única pré-candidatura jovem do PT e da esquerda a deputada federal colocada nesse momento. O Congresso Nacional ainda é um espaço que quando a gente olha não vê a nossa juventude sendo representada", explicou.
“São poucos os parlamentares que representam de verdade e que não acham que a juventude deve ser chamada só nos momentos de agitação. Nós não queremos ser animação da pauta política. Nós queremos ser o centro da discussão da pauta política e para isso nós estamos apresentando uma pré-candidatura jovem na idade, mas jovem no jeito de construir a política, na construção de uma nova cultura política e de encarar com ousadia e responsabilidade esses novos passos que a gente tá dando adiante", afirmou.
A deputada Isolda Dantas, na sua participação, enalteceu a forma como Brisa estava cuidando desse debate com a juventude, chamando-a para conversar e entendendo-a como um sujeito “que age, que pensa, que sofre” e que não se conforma com as injustiças do mundo atual.
“É possível a gente construir, como disse Brisa, o nosso peito cheio de sonho para nossa juventude sonhar e depois de entrar no IF para ser doutor, para ser professor, para ser vereadora, para ser deputada federal, para ser o que a gente sonha em ser", afirmou.
E complementou: “Eu quero dizer que a gente acredita muito na eleição de Brisa para deputada federal. É uma campanha que vai ser lindíssima, vai encantar todos nós no Rio Grande do Norte, mas acima de tudo vai afirmar que nós queremos uma juventude firme, ousada, de esquerda, socialista, feminista e que você vai ser nossa voz lá no Congresso Nacional”.
A 1ª edição do “Queremos mais” contou com a participação de representantes de diferentes cidades do Rio Grande do Norte e também de outras lideranças políticas, como a vereadora Plúvia Oliveira, de Mossoró.
Nesta quinta-feira (14) as parlamentares deverão estar juntas novamente em ato público cujo objetivo é defender a educação e especificamente a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A instituição tem sido alvo de ataques por parte do pré-candidato da extrema direita no RN. O protesto ocorrerá às 17h, em Mossoró; e terá a participação do pré-candidato do PT ao governo, Cadu Xavier; e também da governadora Fátima Bezerra.