2 de abril de 2026
Lula diz que vai anular leilão de gás de cozinha da Petrobras que registrou ágio de mais de 100%
Autor: Daniel Menezes
Do Estadão - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à TV Record da Bahia nesta quinta-feira, 2, que vai anular o leilão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP, o gás de cozinha), que foi realizado pela Petrobras na terça-feira, 31. Lula classificou o leilão como “cretinice” e “bandidagem” que, segundo ele, foi feita sem a orientação do governo.
“Foi feito um leilão, com cretinice e bandidagem que fizeram com o óleo diesel. As pessoas sabiam da orientação do governo e da Petrobras: ‘não vamos aumentar o GLP’. Pois fizeram um leilão contra a vontade da direção da Petrobras. Vamos rever esse leilão, vamos anular esse leilão. O povo pobre não pagará, em hipótese alguma, o preço dessa guerra”, disse.
Segundo Lula, recompra da refinaria Landulpho Alves está no radar Foto: Wilton Junior/Estadão
O leilão durou mais de seis horas e registrou ágio acima de 100%, segundo apurou o Estadão/Broadcast. Mesmo assim, toda a oferta de 70 mil toneladas foi vendida. O total da venda representa cerca de 11% do volume total de GLP comercializado mensalmente no País.
O aumento de preço mais significativo foi registrado no polo Duque de Caxias, no Rio, com o gás de cozinha saindo de um preço mínimo de R$ 33,37 para R$ 72,77, ágio de 117% em relação ao preço de referência do polo.
Assim como o óleo diesel, o GLP sofre os efeitos da guerra no Oriente Médio, já que parte do produto que chega ao Brasil é importada. O preço do gás de cozinha estava congelado desde novembro de 2024 e a alta vai afetar o programa governamental Gás do Povo, que, na avaliação de agentes do setor, terá de ter o seu preço de referência ajustado.
Recompra de refinaria
O presidente também disse que o governo federal está estudando a recompra da Refinaria de Mataripe, na Bahia, privatizada em 2021 durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula também criticou a privatização da BR Distribuidora, finalizada em 2021. Lula disse ter interesse em fazer a recompra, mas que isso só é possível a partir de 2029.
Na entrevista, Lula também disse que o governo federal está fazendo esforços para que os efeitos da guerra no Oriente Médio não cheguem ao preço dos combustíveis e dos alimentos. Classificando o conflito como “irresponsável”, o petista disse que as consequências devem chegar apenas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
“O presidente Trump é que pague, o Netanyahu, em Israel, que pague, mas o povo brasileiro não vai pagar”, disse.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.