1 de abril de 2026
Rui Costa critica comunicação do governo e Sidônio rebate em reunião com Lula
Autor: Daniel Menezes
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez críticas à comunicação do governo federal durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, nesta terça-feira (31). As observações foram direcionadas ao chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, em meio a questionamentos dentro do governo e do PT sobre sua atuação. A informação foi divulgada pelas repórteres Jeniffer Gularte e Victoria Azevedo, do jornal O Globo e repercutida por outros veículos.
Segundo relatos, Rui citou Sidônio ao menos três vezes ao defender que é preciso melhorar a divulgação das ações e resultados do governo. Em um dos momentos, questionou se a população tem conhecimento das realizações da gestão. A fala foi interpretada por participantes como uma cobrança pública, gerando constrangimento. Sidônio demonstrou incômodo e indicou que responderia, embora sua fala não tenha sido transmitida.
O episódio ocorre em um cenário de desgaste na avaliação do governo. Pesquisa do Datafolha divulgada em março aponta aumento da reprovação e índice de rejeição a Lula em 46%. Sidônio, que atuou como marqueteiro na campanha de 2022, assumiu a Secom no início de 2025 com a missão de melhorar a comunicação, apontada como uma fragilidade da gestão.
Durante a reunião, Rui também mencionou a comunicação em situações como tragédias climáticas e na divulgação de concessões e leilões. Em uma dessas intervenções, a transmissão oficial exibiu Sidônio reagindo: “Eu vou responder”.
De acordo com participantes, ao falar, o ministro da Secom rebateu as críticas de forma indireta e atribuiu dificuldades à gestão anterior da pasta, comandada por Paulo Pimenta entre 2023 e 2025. Sem citá-lo nominalmente, afirmou que o governo deixou de destacar, no início do mandato, as condições herdadas da administração de Jair Bolsonaro. Também argumentou que a legislação limita comparações entre gestões em canais oficiais.
Aliados de Pimenta contestam essa versão e lembram que o slogan “União e Reconstrução” foi criado por Sidônio, ainda como conselheiro informal, quando defendia uma estratégia de menor polarização. O ex-ministro negou as críticas e disse que houve mal-entendido.
Após a reunião, Rui Costa recuou. Em entrevista à Globo News, afirmou que não fez críticas à Secom nem a Sidônio e elogiou o trabalho do ministro, dizendo que houve uma “virada positiva” na comunicação.
A estratégia central do governo tem sido comparar ações da gestão Lula com o período anterior, em linha também com o discurso do presidente e com críticas a Flávio Bolsonaro. Parte dos aliados, porém, questiona a eficácia dessa abordagem.
Na reunião, Sidônio pediu unidade entre ministros e orientou que integrantes do governo publiquem ao menos um vídeo diário para divulgar ações oficiais. Ele também destacou programas considerados marcas da gestão, como o Pé-de-Meia, o Mais Especialistas e a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
O ministro ainda ressaltou a necessidade de mensagens mais claras e anunciou a produção de vídeos sobre realizações do governo em cada estado, com exibição nas mídias locais. Um material sobre São Paulo foi apresentado durante o encontro.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.