20 de fevereiro de 2026

Depoimento de Daniel Vorcaro à CPMI do INSS é cancelado

Autor: Daniel Menezes

A CPMI do INSS confirmou nesta sexta-feira (20) o cancelamento da reunião em que seria realizada a oitiva de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, anteriormente previsto para acontecer na segunda-feira (23). Em seu lugar, será conduzido o depoimento da empresária Ingrid Pikinskeni Morais Santos, uma das suspeitas de ter sido beneficiada com a fraude em descontos associativos na instituição.

Vorcaro havia se comprometido ainda no início do mês a comparecer voluntariamente na CPMI, sem a proteção de habeas corpus. O colegiado busca, com seu depoimento, obter esclarecimentos sobre contratos de crédito consignado registrados pelo Master no INSS, levantando suspeitas de envolvimento na fraude. Um acordo foi firmado com a cúpula da comissão, que concordou em cobrar respostas somente sobre a relação entre o Master e o Seguro Social.

Daniel Vorcaro havia firmado um acordo no início do mês para comparecer na comissão.

Daniel Vorcaro havia firmado um acordo no início do mês para comparecer na comissão.Rubens Cavallari/Folhapress

 

Na quinta-feira (19), o ministro André Mendonça, relator dos inquéritos que investigam tanto a fraude no INSS quanto crimes financeiros envolvendo o Master, proferiu decisão reafirmando que a presença de Vorcaro deveria ser voluntária, mas ele não poderia viajar até Brasília em avião particular, devendo pegar um voo comercial ou da Polícia Federal. A restrição o levou a cancelar o depoimento.

Por outro lado, o ministro assegurou à comissão o acesso aos documentos decorrentes das quebras de sigilo fiscal, bancário e telemático, hoje sob guarda do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). O material deverá ser enviado à Polícia Federal, que ficou responsável por compartilhar o conteúdo com a CPMI.

Substituição

Na ausência de Vorcaro, a CPMI marcou a oitiva de Ingrid Pikinskeni. Ela é esposa e sócia de Cícero Marcelino de Souza Santos. Seu marido é apontado como operador e assessor do Presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer), uma das entidades investigadas por envolvimento nos desvios de aposentadorias e pensões.

Ingrid foi alvo de mandados de busca e apreensão na segunda fase da operação Sem Desconto, em maio de 2025, sob suspeita de ocultação de patrimônio. "O nome de Ingrid Pikinskeni aparece de forma reiterada em operações financeiras de montante elevado e sem lastro econômico, reforçando a hipótese de que atuava como intermediária estratégica dentro do esquema", apontou o senador Eduardo Girão (Novo-CE), autor de um dos requerimentos de sua convocação. O outro requerimento foi do vice-presidente da comissão, Duarte Jr (PSB-MA).

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.