13 de fevereiro de 2026

TRE-RN marca eleições suplementares em duas cidades do Rio Grande do Norte após cassação de prefeitos e vices

Autor: Daniel Menezes

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) confirmou que os eleitores de Itaú e Ouro Branco irão às urnas no dia 17 de maio de 2026 para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos, depois que as gestões eleitas em 2024 tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Em Itaú, os diplomas do prefeito Francisco André Régis Júnior (PP) e do vice Paulo Fernandes Maia (MDB) foram anulados por abuso de poder político e econômico, além de conduta vedada durante eventos promovidos em ano eleitoral — como o café da manhã do Dia das Mães com sorteio de brindes e o show de encerramento do XVI Arraiá do Zé Padeiro, cuja contratação foi considerada promoção pessoal irregular. Régis Júnior ainda foi declarado inelegível por oito anos.

Em Ouro Branco, a decisão ocorreu após o prefeito Samuel Oliveira de Souto (PL) e o vice Francisco Lucena de Araújo (PP) também terem seus diplomas cassados por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e outras práticas vedadas. Souto foi igualmente declarado inelegível por oito anos.

Com a decisão, fica definido que as duas cidades terão novas eleições municipais suplementares em maio, nas quais a população escolherá diretamente os novos gestores para o restante do mandato.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.