13 de fevereiro de 2026
Após ressaca dos show dos pré-carnaval, Prefeitura do Natal utiliza vídeo com indícios de IA para falar sobre alagamentos, revela jornalista a partir de dossiê técnico
Autor: Daniel Menezes
Do Instagram (@Habyner_) do Jornalista Habyner Lima
Vídeo divulgado pela Prefeitura de Natal, em que o prefeito fala sobre os alagamentos na cidade [após os alagamentos do fim de semana na segunda feira (10)], apresenta fortes indícios de ter sido gerado por inteligência artificial, segundo um dossiê técnico de perícia forense digital.
A análise aponta falhas incompatíveis com uma gravação real: ausência de microexpressões naturais, padrão de piscagem artificial, inconsistências na iluminação, instabilidade nas texturas do vídeo e problemas na biomecânica da fala.
No áudio, peritos identificaram entonação excessivamente regular, falta de respiração compatível com o discurso, ausência de tensão muscular no pescoço e sinais de voz sintética acoplada à animação facial.
O relatório conclui, que o material pode não ser uma captura óptica real, mas sim um conteúdo sintético de alta fidelidade (deepfake) ou com captura real mas com alterações feitas com inteligência artificial.
Veja o dossiê
