19 de janeiro de 2026
Sesap distribui novo lote da vacina contra bronquiolite para gestantes no RN
Autor: Daniel Menezes
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) conclui nesta semana a distribuição de um novo lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A imunização tem como objetivo proteger recém-nascidos contra a bronquiolite.
Ao todo, são 7,7 mil doses, que se somam às 10 mil vacinas já distribuídas aos municípios do Rio Grande do Norte em dezembro de 2025. As entregas começaram na semana passada e devem ser finalizadas até o dia 23.

Vacina contra o vírus sincicial respiratório é aplicada em gestantes a partir da 28ª semana de gestação - Foto: Divulgação
A Sesap informa que não há limite de idade para a gestante que pode receber a vacina. A proteção ocorre em dose única.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2025, a contaminação por VSR em crianças com menos de 2 anos no Rio Grande do Norte resultou em 254 casos de síndrome respiratória aguda grave, número que corresponde a 83% do total de registros da doença no estado. No mesmo período, foram registrados três óbitos nessa faixa etária, o equivalente a 60% do total.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.