17 de janeiro de 2026

Lula recebe convite de Trump para integrar “Conselho de Paz” sobre Gaza

Autor: Daniel Menezes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar do “Conselho de Paz”, grupo que irá supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza. A informação foi publicada pelo ICL Notícias e confirmada pela CNN neste sábado 17.

Segundo fontes ouvidas pela CNN Brasil, a carta-convite foi enviada diretamente ao presidente Lula por meio da Embaixada do Brasil em Washington D.C., capital dos Estados Unidos. Até o momento, não há informações se o chefe do Executivo brasileiro irá aceitar o convite. O plano é uma proposta dos Estados Unidos para pôr fim à guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O “Conselho Executivo fundador” será presidido por Donald Trump e inclui o enviado de política externa do presidente norte-americano, Steve Witkoff, o vice-conselheiro de segurança nacional, Robert Gabriel, e o genro de Trump, Jared Kushner. Também integram o grupo o empresário bilionário Marc Rowan e o diretor-geral do Banco Mundial, Ajay Banga.

Em declaração divulgada pela Casa Branca nesta sexta-feira, o governo norte-americano informou que o plano ainda está em fase de desenvolvimento e que novos integrantes do comitê “serão anunciados nas próximas semanas”. Além do Brasil, foram convidados Argentina, Canadá, Paraguai, Turquia e Egito.

Em publicação em sua própria rede social, Trump afirmou que o Hamas deve ser totalmente desmilitarizado. “Como já disse antes, eles podem fazer isso da maneira fácil ou da difícil. O povo de Gaza já sofreu o suficiente.”

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.