14 de janeiro de 2026

Lula supera adversários no 2º turno, e Tarcísio, Flávio e Ratinho Jr. são os mais competitivos

Autor: Daniel Menezes

Do Estadão - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de segundo turno testados pela pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 14. Os adversários mais competitivos são o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).

Lula aparece com 44% contra 39% de Tarcísio. Já no cenário com Flávio, o presidente tem 45% e o senador, 38%. Contra o governador do Paraná, Lula aparece com 43% e Ratinho Jr. tem 36%.

Lula aparece à frente de Tarcísio de Freitas, Flávio Bolsonaro e Ratinho Jr. nos cenários de segundo turno da Genial/Quaest. Foto: Wilton Junior/Estadão

Lula aparece à frente de Tarcísio de Freitas, Flávio Bolsonaro e Ratinho Jr. nos cenários de segundo turno da Genial/Quaest. Foto: Wilton Junior/Estadão

Entre eleitores da direita não bolsonarista, Lula fica entre 7% e 9%, enquanto Tarcísio de Freitas chega a 81%, Flávio Bolsonaro a 83% e Ratinho Jr. a 67%. No eleitorado bolsonarista, Flávio alcança 96%, Tarcísio e Ratinho 70%, enquanto Lula varia de 2% a 6%.

Entre os independentes, Lula lidera contra Flávio (37% a 21%). Já nos confrontos com Tarcísio de Freitas e Ratinho Jr., há maior equilíbrio, com Tarcísio à frente de Lula por 36% a 34% e Ratinho liderando por 35% a 33%.

A pesquisa também simulou outras disputas de segundo turno. No cenário com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente aparece com 46%, contra 31% de Zema. Já diante do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), Lula marca 44%, enquanto Caiado tem 33%.

Contra Aldo Rebelo (DC), o petista soma 45%, ante 27% do adversário. Já no cenário com Renan Santos (Missão), Lula registra 46%, enquanto Santos aparece com 26%.

No recorte por posicionamento político, a pesquisa indica forte polarização. Entre lulistas, o presidente Lula concentra de 94% a 96% das intenções de voto nos três cenários analisados. Já entre eleitores da esquerda não lulista, Lula oscila de 82% a 88%.

Flávio e Lula têm maior rejeição

Apesar de liderar os cenários de segundo turno, o presidente Lula aparece com 54% de rejeição em janeiro de 2026, percentual semelhante ao registrado em dezembro do ano passado. Entre os adversários mais competitivos, o senador Flávio Bolsonaro tem 55% de rejeição, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, soma 43% e o governador do Paraná, Ratinho Jr., 41%.

Entre governadores, Ronaldo Caiado e Romeu Zema registram rejeição de 36% cada. Já nomes com menor projeção nacional têm índices mais baixos: Aldo Rebelo aparece com 27%, e Renan Santos, com 21%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro, e ouviu presencialmente 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de janeiro com o número BR-00835/2026.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.