3 de janeiro de 2026
França diz que captura de Maduro viola o direito internacional
Autor: Daniel Menezes
CNN - O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, afirmou neste sábado (3) que a operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, contrariou os princípios do direito internacional.
Jean-Noël Barrot disse que a operação que levou à captura de Maduro viola o princípio de não recorrer ao uso da força, que fundamenta o direito internacional.
O chanceler também declarou que a França reitera que nenhuma solução política duradoura pode ser imposta de fora e que somente os povos soberanos podem decidir o próprio futuro.
"A operação militar que levou à captura de Nicolás Maduro viola o princípio de não recorrer à força, que fundamenta o direito internacional. A França reitera que nenhuma solução política duradoura pode ser imposta de fora e que somente os povos soberanos podem decidir seu futuro", escreveu Barrot no X.
A fala foi feita após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmar a ofensiva e afirmar que o presidente venezuelano foi capturado e levado para fora do país. Fontes próximas ao presidente da França, Emmanuel Macron, afirmam que ele acompanha de perto a situação na Venezuela e mantém contato com seus parceiros regionais.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.