2 de janeiro de 2026
Quaest: 51% dizem que Bolsonaro merece estar preso e 42% dizem que há perseguição política contra ele
Autor: Daniel Menezes
G1 - Pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (31) aponta que, para 51% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) merece estar preso, enquanto 42% dizem que há perseguição política contra ele.
Outros 7% disseram não saber ou não responderam a pergunta.
Veja os números:
- Merece estar preso: 51%;
- Perseguição política: 42%;
- Não sabe/não respondeu: 7%.
A pesquisa ainda aponta que acham que Bolsonaro merece estar preso:
- 91% dos entrevistados que se consideram lulistas;
- 89% dos que se consideram de esquerda não lulista;
- 54% dos que afirmam ser independentes;
- 14% dos de direita não bolsonarista;
- e 4% dos que se consideram bolsonaristas.
Acreditam que Bolsonaro sofre perseguição política:
- 94% dos que se consideram bolsonaristas;
- 82% dos que afirmam ser de direita não bolsonarista;
- 36% dos que afirmam ser independentes;
- 6% dos de esquerda não lulista;
- e 5% dos que se consideram lulistas.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
A Quaest perguntou aos entrevistados quais os motivos que mais contribuíram para a prisão de Bolsonaro:
- 32% afirmaram que ele foi preso porque danificou a tornozeleira eletrônica;
- 21% disseram que foi perseguição política do STF ou do ministro Alexandre de Moraes;
- 16% apontaram o risco de fuga para o exterior como a causa;
- 4% acreditam que o encarceramento ocorreu devido à vigília organizada pelo filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), próxima ao condomínio do pai;
- 5% disseram que foram outros motivos.
Os entrevistados também responderam se a prisão deixa Bolsonaro mais forte ou mais fraco:
- 36% disseram que deixa ele mais forte;
- 56% afirmaram que deixa ele mais fraco.
Entre os que se dizem bolsonaristas, 71% disseram que a prisão deixa ele mais forte e 26%, mais fraco. Já entre os independentes, 55% afirmaram que a prisão deixa o ex-presidente mais fraco e 33%, mais forte. E entre lulistas, 83%, mais fraco, e 10%, mais forte.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.