15 de dezembro de 2025

PT-RN mira eleições e reafirma candidaturas de Lula, Fátima e Cadu para 2026

Autor: Daniel Menezes

DO SAIBA MAIS

Por Valcidney Soares

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte reafirmou, em resolução política, a prioridade eleitoral em 2026 para reeleger Lula presidente, eleger Fátima Bezerra senadora e Cadu Xavier governador. O documento foi aprovado em reunião realizada no último sábado (13), na cidade de Assú. A resolução política intitulada “Defender nosso legado, reeleger Lula, eleger Fátima senadora e Cadu governador” orienta a atuação do partido para o próximo período e reafirma prioridades estratégicas para o enfrentamento da extrema direita e a disputa eleitoral de 2026.

No documento, o PT potiguar diz que, às vésperas do ano eleitoral, o povo brasileiro testemunha um Brasil em profunda disputa política e institucional. “Apesar dos avanços sociais e econômicos protagonizados pelo governo federal e pelo Partido dos Trabalhadores, setores conservadores, a extrema direita e uma maioria reacionária no Congresso Nacional têm atuado de forma sistemática para sabotarem a agenda eleita nas urnas em 2022, a exemplo do PL da devastação, da anistia e da retirada de bilionários e bets da reforma tributária”, diz o texto.

Ainda assim, o diretório estadual diz que o governo Lula tem conseguido avançar pautas fundamentais para a classe trabalhadora, como a isenão do Imposto de Renda para quem ganha até R$5.000 mensais. No plano estadual, cita que “Fátima zerou folhas de pagamento em atraso, restabeleceu a credibilidade do Estado e garantiu a valorização do funcionalismo.”

Ofensiva da extrema direita sabota lideranças do PT-RN e iniciativas do governo Fátima, diz sigla

Na resolução, o diretório estadual afirma que, mesmo com avanços, o Governo do RN e lideranças petistas, como a vereadora Brisa Bracchi, têm sido sabotados por “setores organizados da extrema direita e da direita tradicional, potencializados por uma mídia hegemônica local amplamente cooptada”.

“Essa ofensiva se expressa na perseguição antidemocrática ao mandato da vereadora Brisa e na tentativa de silenciamento de toda a bancada na capital potiguar. Outra expressão destes ataques é a difusão de falso alarmismo sobre as finanças estaduais, na manipulação de dados e na construção de uma narrativa artificial de crise, com o objetivo de desgastar a popularidade do melhor governo da história do Rio Grande do Norte e tentar, a qualquer custo, retomar o controle político do Estado. Trata-se, também, de uma reação ao fato histórico de o RN ser governado, pela primeira vez, por uma mulher de origem popular, oriunda da luta sindical e da educação pública, o que intensifica ataques de caráter misógino, elitista e antipopular”, diz o documento.

Ainda de acordo com o PT potiguar, o Estado estava quebrado quando o PT assumiu, com folhas salariais em atraso, greves inclusive nas forças de segurança, infraestrutura abandonada e serviços essenciais, como a saúde, profundamente sucateados, “cenário que vem sendo superado com responsabilidade, planejamento e compromisso com o povo potiguar”, aponta o texto.

Segundo a presidente estadual do PT e vereadora por Natal, Samanda Alves, a resolução expressa unidade política e clareza de rumos. 

“O PT do Rio Grande do Norte sai desta reunião com uma posição firme: não abriremos mão de defender nosso legado, de enfrentar a extrema direita e de apresentar ao povo potiguar um projeto que já provou que dá certo. O estado que estava quebrado foi reconstruído com responsabilidade, justiça social e compromisso popular”, afirmou.

Ainda de acordo com a dirigente petista, o partido entra no próximo período com um desafio histórico pela frente de “proteger a democracia, derrotar a extrema direita e garantir que o Rio Grande do Norte continue avançando”. 

“Isso passa pela reeleição de Lula, pela eleição de Fátima para o Senado e pela consolidação de um projeto que dialogue com a classe trabalhadora, a juventude, as mulheres e os setores populares”, destacou.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.