17 de março de 2026
Pesquisa mostra queda da inadimplência no RN em fevereiro
Autor: Daniel Menezes
98fm - A inadimplência das famílias no Rio Grande do Norte registrou queda em fevereiro de 2026, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e analisada pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). O índice caiu para 29,9%, recuo de 7,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2025.
Apesar da redução na inadimplência, o endividamento segue elevado, com 84,6% das famílias possuindo algum tipo de dívida. Esse cenário limita a capacidade de novas compras a prazo e exige que varejistas e instituições financeiras reforcem a análise de crédito, além de oferecer opções de parcelamento acessíveis e de baixo custo.
O IFC aponta que a queda da inadimplência reflete o esforço das famílias em reorganizar suas finanças, por meio de pagamentos de início de ano, renegociação de débitos e uso mais cauteloso do crédito. Ao mesmo tempo, a pressão sobre a renda mantém o endividamento em patamar elevado.
Segundo Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, os dados indicam melhora na capacidade de pagamento dos potiguares. Para o comércio, a combinação de inadimplência em queda e alto endividamento representa oportunidades e desafios. A regularização de débitos pode estimular o consumo, principalmente em bens duráveis e serviços com parcelamento. Por outro lado, o elevado endividamento exige cautela na concessão de crédito, priorizando compras de menor valor e prazos curtos.
O IFC recomenda que lojistas e prestadores de serviços aproveitem o momento para renegociação de dívidas, promoções que estimulem o giro de produtos, reforço do fluxo de caixa e estoques, e desenvolvimento de opções de crédito controladas que reduzam riscos.
Com informações Fecomércio
[0] Comentários | Deixe seu comentário.