13 de dezembro de 2025
Magnitisky: em conversas com Trump, Lula dizia que sanções a Moraes não faziam sentido, afirmam aliados
Autor: Daniel Menezes
G1 - Gerson Camarotti - As sanções norte-americanas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram assunto de conversas entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo aliados do petista, nos diálogos, Lula afirmou que a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo não faziam sentido, porque o processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não teve ilegalidades.
Pessoas que acompanharam as conversas dizem que Trump foi afirmativo na comunicação mais recente com Lula: "done", teria respondido Trump em uma referência de que tinha "feito" a revogação da sanção contra Moraes e família.
Nesta sexta-feira (12), o governo dos Estados Unidos retirou Moraes e sua esposa, Viviane, da lista de sancionados da Lei Magnitsky. O comunicado do governo americano não explica as razões para a retirada da lista.
A lei é utilizada pelo governo norte-americano para sancionar estrangeiros. Moraes foi incluído na lista de punidos em julho deste ano.
🔎Por conta da sanção, todos os eventuais bens de Moraes, da esposa e de uma empresa pertencente ao casal nos EUA estavam bloqueados. Cidadãos americanos estavam proibidos de realizar qualquer transação que envolva bens ou interesses em propriedade de Moraes ou esposa, seja nos EUA ou em trânsito, incluindo fornecer ou receber fundos, bens ou serviços.
![]()
Alexandre de Moraes e Lula foram alvos de plano de assassinato. — Foto: Getty Images via BBC
[0] Comentários | Deixe seu comentário.