21 de novembro de 2025
Lula diz que está feliz com derrubada de parte do tarifaço por Trump: 'Vitória do diálogo e do bom senso'
Autor: Daniel Menezes
G1 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20), em suas redes sociais, que a decisão do governo Donald Trump de começar a retirar tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. é uma "vitória do diálogo e do bom senso".
"A derrubada da taxa de 40% imposta pelo governo norte-americano a vários produtos agrícolas brasileiros é uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso", afirmou.
Antes disso, em discurso no Salão do Automóvel, em São Paulo, Lula afirmou que estava feliz com a decisão do governo Donald Trump de começar a retirar tarifas adicionais sobre produtos brasileiros.
"Hoje eu estou feliz porque o presidente Trump já começou a reduzir algumas taxações que tinha feito em alguns produtos brasileiros. Essas coisas vão acontecer na medida que a gente consiga galgar respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita. Em política, em economia, não tem mágica. Você tem que fazer aquilo que é possível fazer, na hora que é possível fazer, sem pegar ninguém de sobressalto", afirmou Lula.
O presidente, que tem posições políticas e ideológicas diferentes das de Trump, afirmou que "ninguém é obrigado a concordar com ninguém".
"Ninguém é obrigado a estar na mesma religião, ninguém é obrigado a gostar do mesmo time. A única coisa que nós temos que ser é respeitosos uns com os outros e admitir o exercício da democracia", argumentou.
Lula afirmou que, desde o início, buscou agir com cautela diante da sobretaxa imposta pelos Estados Unidos. O tarifaço começou a vigorar em agosto. Outros países também foram alvo de Trump, desde o princípio do ano.
“Agora, quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer a supertaxação no mundo inteiro, todo mundo entra em crise, todo mundo fica nervoso. Eu não costumo tomar decisão com 39 graus de febre. Espero abaixar, porque se não a gente comete erros.”
[0] Comentários | Deixe seu comentário.