21 de novembro de 2025
BASTIDOR IMPORTANTE - Dilermando dá puxão de orelha em Matheus Faustino e Ériko Jácome: “Se continuarem atacando o TJ ou desobedecendo decisões, serão multados e presos”
Autor: Daniel Menezes
Uma reunião de bastidor entre os assessores jurídicos da Câmara Municipal de Natal e o desembargador Dilermando Motta, do Tribunal de Justiça do RN, terminou em alerta total. No encontro em que os procuradores foram despachar com o magistrado, o membro do judiciário cobrou respeito institucional após Matheus Faustino voltar a insinuar venda de sentença no TJRN — acusação considerada criminosa e um ataque direto à integridade da Corte. Dilermando também mirou o presidente da Câmara, Ériko Jácome, lembrando que ele tentou desobedecer decisões judiciais em duas ocasiões durante o processo contra a vereadora Brisa Bracchi.
Segundo relatos, o desembargador foi explícito: se Faustino continuar a vilipendiar a imagem do Tribunal e se Ériko seguir tentando desacatar ordens judiciais, ambos poderão ser enquadrados, multados e até presos. O aviso já está exposto nas diversas decisões judiciais dos últimos dias, mas na conversa o magistrado foi enfático a respeito das consequências. A fala firme expôs o desgaste crescente entre o Legislativo natalense e o Judiciário, e deixou claro que a paciência do Tribunal chegou ao limite. Nos corredores da Câmara, o clima é de apreensão.
Daí a nota emitida pela câmara municipal do Natal, em que o presidente da casa disse que não se responsabiliza por falas individuais de vereadores e que respeita a autoridade do tribunal de justiça, uma clara referência ao comportamento de Matheus Faustino e tentativa de minimizar o modo como esticou a corda na última semana em prol da cassação de Brisa. E, por fim, também está em tal insatisfação a comunicação publicizada pelo vereador Matheus Faustino, alegando que não disse o que disse e que só exerceu seu direito constitucional à crítica.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.