14 de novembro de 2025
Comissão aprova pedido de empréstimo para implantar tecnologias na gestão municipal
Autor: Daniel Menezes
A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização (CFOCF) aprovou, na quarta-feira 12, a autorização para a Prefeitura de Natal contratar um empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 100 milhões, com vistas a modernizar a gestão pública, por meio da implantação de tecnologia, processos e sistemas. A proposta foi aprovada no mesmo dia na Comissão de Justiça da Casa. A gestão municipal justificou que o investimento será efetivado na criação do programa “Natal Digital: Cidade Inteligente, Gestão Eficiente”, com prazo de implementação de 36 meses.
Além disso, o empréstimo deverá permitir que a cidade implante tecnologias que, atualmente, estão em operação em outras capitais e que trazem melhorias para a população. “O programa prevê a modernização dos semáforos, que passarão a trabalhar para dar maior fluidez ao trânsito; a instalação de videomonitoramento facial, para a segurança pública, entre outras”, explicou o vereador Pedro Henrique (PP), vice-presidente da comissão.

Comissão aprova pedido de empréstimo para implantar tecnologias na gestão municipal - Foto: Francisco de Assis/CMN
Câmara aprecia projetos para proteção infantil, educação e consumo consciente
A Câmara Municipal de Natal analisou, na terça-feira 11, oito projetos de lei, incluindo quatro vetos do Executivo. O PL nº 649/2022, de autoria da ex-vereadora Divaneide Basílio (PT), subscrito por Brisa Bracchi (PT) e Daniel Valença (PT), torna obrigatória a implantação de bibliotecas nas instituições de ensino público municipal. “É na infância que criamos o hábito da leitura, ainda mais num contexto de alto uso de telas. Queremos mais bibliotecas para as crianças terem real acesso ao conhecimento”, afirmou Bracchi.
Já o PL nº 297/2023, do vereador licenciado Hermes Câmara (Cidadania), institui a Campanha Municipal de Prevenção e Combate ao Turismo Sexual de Crianças e Adolescentes, enquanto o PL nº 29/2025, do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), propõe o programa Consumidor Mirim. “Queremos que os estudantes compreendam seus direitos e adotem práticas de consumo responsável, sustentável e financeiramente equilibrado”, disse o autor.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.