13 de novembro de 2025
Sesap aciona Justiça contra empresa por descumprimento de escala no Hospital da Mulher
Autor: Daniel Menezes
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acionou novamente a Justiça contra a empresa Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró (NGO) por descumprir a determinação judicial que obriga o cumprimento da escala de profissionais de obstetrícia e neonatologia do Hospital da Mulher, em Mossoró.
De acordo com a Sesap, a direção da unidade recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), um comunicado da empresa informando que não enviaria mais médicos para os plantões. A pasta relatou que, mesmo com uma profissional já presente nas instalações do hospital, a empresa determinou que ela deixasse o local, configurando o descumprimento da decisão judicial.
A direção do Hospital da Mulher informou ainda que, mesmo após a determinação da Justiça, a NGO vinha mantendo na escala apenas um profissional, um número considerado insuficiente para a demanda atual, que exige três plantonistas 24 horas por dia e dois diaristas no turno da manhã.
Diante da situação, a Sesap informou que o fluxo de atendimento às gestantes foi temporariamente redirecionado para o Hospital Maternidade Almeida Castro, também localizado em Mossoró, a fim de garantir a continuidade da assistência.
A Secretaria reforçou que seguirá empenhada em assegurar o melhor atendimento às gestantes da região Oeste. Desde o fim de agosto, o Hospital da Mulher já realizou 325 partos, e recentemente foram convocados mais de 70 profissionais concursados — entre eles, 17 médicos ginecologistas e obstetras — para reforçar o quadro de trabalhadores da unidade.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.