12 de novembro de 2025
PERIGO - A existência da UERN está ameaçada
Autor: Daniel Menezes
"O RN não tem condições de subsidiar a universidade estadual", disse em entrevista hoje (12) o deputado Tomba Faria ao jornal da 98fm. Para quem não sabe, Tomba, que nasceu para a política como assessor do ex-governador Iberê, aderiu a extrema direita e se filiou ao PL liderado no RN por Rogério Marinho. Nos bastidores, o nome dele é dado como certo para presidir a Assembleia Legislativa do RN em eventual vitória de Marinho ao governo em 2026.
Tomba não é o primeiro político a atacar a UERN. Outros políticos extremistas já fizeram o mesmo, assim como também jornalistas e formadores de opinião do grupo bolsonarista no RN. Para esses, investir em universidade que forma professores do ensino fundamental ao superior, alimenta as burocracias locais, estadual e federal com mão de obra qualificada, gera a massa pensante que irá atuar na produção, em empresas e serviços em geral representa, no final das contas, em custo desnecessário em termos estratégicos de incursão estatal.
E aí, caro (a) leitor (a), basta cruzar essas sinalizações dadas sem sem meias-palavras, com a promessa de enxugamento da máquina já estabelecida pelo pré-candidato ao governo Rogério Marinho caso se eleja em 2026.
Eu não tenho a menor dúvida - caso a extrema direita vença em 2026, o destino da UERN estará selado.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.