6 de novembro de 2025
Servidores da Saúde do RN em greve ocupam prédio da Sesap
Autor: Daniel Menezes
Do SAIBA MAIS
Os servidores do administrativo da saúde estadual, em greve há 18 dias, realizam nesta quinta-feira (6) uma ocupação do oitavo andar do prédio da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), em Natal. A ação começou por volta das 10h e busca pressionar o governo diante do que eles consideram uma falta de respostas concretas às reivindicações da categoria.
"A categoria não foi ouvida em qualquer das reivindicações”, diz Tatiara Régis, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN). A pauta envolve questões como a gratificação de 20% no salário base, o reajuste do valor das gratificações de coordenadores e chefias congeladas há mais de 20 anos, além da implementação do vale-alimentação.
A sindicalista afirma que até mesmo que alguns materiais administrativos precisam ser comprados pelos servidores com dinheiro do próprio bolso, para que possam exercer o trabalho.
“É uma categoria que ao longo dos anos vem tendo o seu salário desvalorizado e reduzido economicamente diante da inflação. Então, esse salário já não tem mais o mesmo poder de compra que antes tinha por conta dessa desvalorização”, reclama ela, que também cita uma sobrecarga de trabalho sofrida pelos trabalhadores administrativos da pasta.
Pouco antes das 12h, uma comissão foi recebida para uma negociação com a secretária-adjunta da Saúde, Leidiane Queiroz. Procuramos a assessoria de comunicação da Sesap mas não obtivemos retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.
Greve continua
Na manhã desta quarta-feira (05), os servidores realizaram uma assembleia de avaliação do movimento, um dia após a audiência com o secretário de Administração, Pedro Lopes, e sua equipe, na Escola de Governo, ocorrida na terça (4).
Segundo o Sindsaúde, o governo não apresentou nenhuma proposta concreta que atendesse às reivindicações do movimento grevista. Por isso, os servidores mantiveram a paralisação.
Além do ato público em frente à Sesap, que resultou na ocupação do oitavo andar do prédio, a agenda de atividades terá uma palestra sobre assédio moral nesta sexta (7). Já na segunda-feira (10), a categoria volta a se reunir em assembleia para avaliar os próximos passos da greve.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.